A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) volta a realizar o serviço de vacinação de rotina nesta segunda-feira (20). O trabalho estava suspenso desde o dia 23 de março, por recomendação do Ministério da Saúde, para evitar aglomeração e contato entre crianças e idosos. A medida foi tomada em prevenção ao contágio pelo Coronavírus.
Seguindo o decreto do Ministério da Saúde, a partir desta segunda-feira (20), com o fim da primeira fase da Campanha Nacional de Imunização contra a Gripe, a Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), volta a disponibilizar gratuitamente à população as vacinas que fazem parte do calendário de rotina, disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização (CMI).
Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização em João Pessoa, explicou a necessidade da suspensão temporária da aplicação de vacinas de rotina, determinada pelo Ministério, através do Programa Nacional de Imunizações. “O objetivo da suspensão foi reduzir o contato entre pais, crianças e idosos, já que as pessoas a partir dos 60 anos de idade têm maior risco de complicações por doenças respiratórias, entre elas a Covid-19”, lembrou.
Além da segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, a determinação do Ministério da Saúde é para que sejam adotadas estratégias também para a atualização da caderneta de vacinação de rotina das crianças e dos grupos pertencentes ao calendário do SUS. “A vacinação de rotina volta ao normal tanto para adultos, quanto crianças, adolescentes e idosos. Todos que estão previstos no calendário de vacinação podem receber a aplicação das doses.”, afirmou Fernando Virgolino.
Vacinas – Nos serviços de saúde são ofertados gratuitamente vacinas como BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral e Varicela para as crianças. Já para os adolescentes, dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica C; e para os adultos, dT, Hepatite B e Tríplice viral.
Adultos e crianças – É importante salientar que embora o maior número de vacinas esteja previsto para utilização na infância, existem algumas que devem ser utilizadas na vida adulta, cuja indicação vai depender da história vacinal do adulto (vacinas utilizadas na infância e adolescência), das doenças que o adulto teve durante sua vida, sua saúde e a situação epidemiológica local.
Discussion about this post