A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgou, nesta sexta-feira, o adiamento do Mundial de vôlei de praia em um ano, de forma a evitar um choque de datas com as Olimpíadas de Tóquio. O evento será disputado em junho de 2022 e seguirá tendo o Foro Itálico de Roma como sede da competição.
A decisão segue um movimento semelhante tomado por outras confederações internacionais, como a de atletismo. Ela foi tomada em conjunto com o Comitê Olímpico Italiano (Coni) e a Federação Italiana de Vôlei.
– Roma recebeu um Mundial de muito sucesso em 2011, e estamos extremamente orgulhosos de levar o evento de volta para o país. Talvez precisemos esperar um pouco mais para coroar nossos novos campeões mundiais, mas sem dúvidas valerá a pena quando testemunharmos os melhores jogadores competindo em 2022 – disse o presidente da FIVB, Ary Graça.
Em 2011, o Foro Itálico consagrou duas duplas brasileiras. No feminino, Juliana e Larissa foram campeãs diante das americanas Walsh e May. No masculino, Alison e Emanuel levaram a melhor no confronto de compatriotas com Márcio e Ricardo.
A Itália é um dos países mais afetados do mundo pela pandemia de Covid-19, com mais de 190 mil casos confirmados e mais de 25 mil mortes. Roma sofreu menos do que outras cidades do norte do país, da região da Lombardia, e o governo local estuda um relaxamento das restrições de isolamento social a partir do dia 4 de maio.
O último Mundial de vôlei de praia foi disputado em Hamburgo, na Alemanha, no ano passado, e consagrou as canadenses Sarah Pavan e Melissa Humana-Paredes no feminino, além dos rusos Oleg Stoyanovskiy e Viacheslay Krasilnikov no masculino.
Europeu de Atletismo é cancelado
Os organizadores do Campeonato Europeu de Atletismo anunciou o cancelamento do evento, que estava agendado para acontecer de 25 a 30 de agosto deste ano. Como justificativas foram citadas a incerteza sobre o calendário esportivo de 2021 e as dificuldades da economia francesa diante da pandemia de Covid-19.
A decisão foi divulgada horas após o anúncio do adiamento – ainda sem definição de nova data – da etapa de Paris da Diamond League, que seria disputada em 13 de junho no Estádio Charlety, o mesmo que meses depois receberia o Europeu.
Discussion about this post