O prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, utilizou suas redes sociais na noite de ontem, para anunciar o fechamento de feiras livres e o mercado público da cidade, como forma de conter o avanço do Coronavírus no município. Tyrone, prorrogou até 18 de maio todas as medidas restritivas adotadas no Decreto de Emergência.
Conforme o artigo 2º da Instrução Normativa número 9, fica proibido o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais, inclusive feiras livres e mercados públicos. A ressalva vale para os considerados essenciais como supermercados, conveniências, posto de combustíveis, hortifrutis, padarias e lava jatos.
Ainda conforme a Instrução Normativa, caberá ao Procon Municipal emitir protocolo de funcionamento com restrições, estabelecendo condições e medidas individuais a serem seguidas rigorosamente pelo setor essencial. A partir desta terça-feira 12/05, mesmo os estabelecimentos que podem funcionar, vão receber a visita dos servidores do Procon. Em caso de descumprimento, o estabelecimento poderá ser multado e ter seu alvará cassado.
Outra medida anunciada é que só pode adentrar nos estabelecimentos só uma pessoa por família. O proprietário ainda deve providenciar a desinfecção do ambiente a cada turno. Adotar escudos nos caixas, entrega de Equipamento de Proteção Individual (EPI). Ainda foi determinado que os estabelecimentos adotem o distanciamento mínimo de 1,5m, além de disponibilizar álcool em gel.
Discussion about this post