O anúncio feito pelo prefeito Romero Rodrigues de que o ex-deputado Bruno Cunha Lima será o seu candidato na disputa eleitoral em Campina Grande não é apenas a escolha de quem sempre foi a melhor opção para suceder atual ocupante do Palácio do Bispo, mas um gesto na direção do próprio futuro e do seu grupo político. Diferente de outras escolhas, muitas, inclusive, de caráter doméstico, Romero optou por alguém capaz de fazer a diferença na campanha e depois dela.
Na disputa entre dois quadros jovens e sintonizados com a sua gestão, Romero preferiu ser guiado pela razão, não pelas circunstâncias, ‘ouviu’ os números e deu voz a razão. A forma como tudo foi conduzido não só premiou Bruno, mas o próprio Tovar que saiu muito maior desse processo, pronto para os novos passos que o seu grupo político certamente oferecerá no futuro.
Neto de Ivandro Cunha Lima, uma das legendas vivas de honestidade e honorabilidade, tido e havido como uma unanimidade, inclusive pelos adversários, Bruno é oriundo de uma geração que traz na essência novos valores que podem contribuir com a oxigenação do debate político e ir ao encontro de eleitores cada vez mais reticentes com as velhas práticas e o compadrio das indicações familiares.
Na Assembleia Legislativa, como deputado estadual, Bruno sempre foi um parlamentar propositivo e afeito ao debate construtivo e de idéias. Mesmo diante do insucesso eleitoral na disputa pela Câmara Federal, o neto do ex-senador Ivandro Cunha Lima soube dar a volta por cima e retomar sua trajetória na vida pública sem abrir mão de convicções e idéias.
E se o primeiro passo para a vitória é desejo de vencer, a escolha de Romero Rodrigues diz muito sobre essa e as próximas eleições, porque Bruno já mostrou que é diferenciado, representante legítimo de uma geração que cansou de reclamar da política e dos políticos, e decidiu ir à luta, transformando indignação em ação política, o que vai ao encontro do próprio eleitor que está cada vez mais decidido a abrir espaços para novas apostas.
A verdade é que o agora escolhido terá adiante a defesa de dois legados. O primeiro, da aprovadíssima gestão do prefeito Romero Rodrigues; o segundo, certamente o mais difícil e ao mesmo tempo mais desafiador para ele, o da história do avô, o ex-senador Ivandro Cunha Lima, um homem acima do bem e do mal, e detentor de uma trajetória de 90 anos irretocáveis de vida, seja na política ou fora dela.
Discussion about this post