Está redondamente enganado quem acha que o ex-governador Ricardo Coutinho e o seu PSB estão fora do ‘jogo eleitoral’ na Paraíba. Indícios, fatos e circunstâncias evidenciam a participação ativa e cativa do líder girassol por trás de uma arquitetura engenhosa e que deve repercutir nos cenários eleitorais das duas principais cidades paraibanas.
O anúncio de Mariana Feliciano, filha do casal Damião e Lígia, esta última vice-governadora do Estado, seria apenas a ‘cortina de fumaça’ para o que deve ocorrer até quarta, dia 16, prazo derradeiro para a realização das convenções partidárias. Muito mais que um simples desencontro ou ato de insubordinação, o gesto do casal do ‘coração’ pode esconder uma subrreptícia articulação que deve deixar de queixo caído boa parte da classe política.
Se já foi surpreendente a aliança do PV com o PDT, na Capital, imagina o que se prenuncia em Campina Grande, com a união de PV, PSB e PDT a candidatura do deputado estadual Inácio Falcão, do PC do B?!
No quebra-cabeça que começa a ganhar forma, Ricardo Coutinho, ex-inquilino da Granja Santana, em virtude de todas as circunstâncias que o cercam, notadamente as que guardam sintonia com a Operação Calvário, vestiu o figurino de narrador onisciente, que não aparece no enredo eleitoral de 2020, mas que resolve contar toda a história, bem a sua maneira, com riqueza de detalhes, como um ilustre personagem de um livro que promete muitas novidades do início ao fim.
E se ainda pairam suspeitas sobre os rumos do PT, em João Pessoa, apesar de todo o esforço de Anísio Maia e companhia para fazer valer a vontade local, nacionalmente, Coutinho atua nos bastidores e joga pesado para trazer o PT e unificar todas as candidaturas em torno de uma única chapa. E como ainda muita coisa pode acontecer, não seria de todo estranho que até o PDT, anunciado na noite de um domingo como ‘surpresa’, abra mão para o PT “em nome de uma unidade” do tal campo progressista e popular.
E para colocar mais emoção na história que estaria sendo arquitetada pelo ex-governador Ricardo Coutinho, não por acaso, o prefeito Luciano Cartaxo (PV) escolheu a agência que fez sua primeira campanha de prefeito, em 2012, para cuidar do marketing de campanha de sua pré-candidata Edilma Freire. Trata-se da agência ‘Entrelinhas’, que curiosamente tem com laços estreitos com o PT.
Com tantos elementos à mesa e diante de vários Indícios de autoria e materialidade, a narrativa que começa a a ser exposta, numa análise sintática e morfológica, denuncia que o autor é um velho conhecido da nossa crônica, e que momentâneamente atua apenas nos bastidores, sem mostrar a cara, mas apresentando suas digitais.
* Por Ivandro Oliveira
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