Dando continuidade à programação da Semana Nacional de Trânsito, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) realizou nesta terça-feira (22), ações educativas em faixas de pedestres nas principais vias dos Bancários. As atividades acontecem na data em que se comemora o Dia Mundial sem Carro, e reforçam a responsabilidade dos que fazem o trânsito de escolher meios de deslocamento mais ativos e sustentáveis, bem como de utilizar corretamente os equipamentos públicos.
A Semob-JP desenvolve um trabalho educativo permanente nas faixas de pedestres, destacando os cuidados indispensáveis que o pedestre deve tomar nas vias urbanas, principalmente nas grandes cidades, pois é a parte mais vulnerável nas relações de trânsito. “O pedestre é o modal mais frágil do trânsito e é aquele que deve ser protegido por todos os demais, mas que também tem suas responsabilidades, sendo a principal delas a travessia na faixa”, explicou o superintendente da Semob-JP, Wallace Massini.
Logo cedo, às 7h da manhã, educadores de trânsito da Divisão de Educação (Died) e agentes de mobilidade urbana da Semob-JP estiveram na faixa de pedestres em frente ao Equilíbrio do Ser, na Avenida Bancário Sérgio Guerra, auxiliando a travessia dos pedestres e orientando os condutores de veículos sobre a importância de respeitar a prioridade do pedestre que está na faixa. As equipes da Died e os agentes de mobilidade também estarão, às 16h, na Rua Empresário João Rodrigues Alves, na faixa de pedestres em frente ao Carrefour.
Dia Mundial sem Carro – Neste dia 22 de setembro é comemorado o Dia Mundial sem Carro, em se busca despertar na sociedade a consciência da utilização responsável do carro, objeto tão presente nos dias atuais, necessário para os deslocamentos das pessoas, mas extremamente prejudicial ao nosso meio ambiente pela emissão de gases nocivos à saúde das pessoas. Por isso, buscam-se alternativas sustentáveis de transporte nas grandes cidades em substituição dos carros, muitas vezes utilizados de maneira individual, causando transtornos para toda a sociedade.
Em João Pessoa, a Prefeitura tem investido na ampliação da malha cicloviária, que já chega a 75 quilômetros em toda a cidade. Esse número deve crescer até dezembro, oferecendo à população mais segurança e a oportunidade de optar pela bicicleta em um deslocamento mais saudável e sustentável. A padronização de calçadas também atua nesse sentido, um exemplo disso é a Avenida Beira Rio e a Orla da Capital. Atualmente, a Epitácio Pessoa passa pelo mesmo processo, tornando-se uma avenida passeio totalmente acessível para os pedestres.
Discussion about this post