A Justiça Eleitoral da Paraíba deflagrou uma operação de caça a quem estiver produzindo ou propagando notícias falsas ou ‘fake news’, como mundialmente ficaram conhecidas, sobre candidaturas, ou mesmo divulgando de forma anônima informações para denegrir a imagem de candidatos nas eleições deste ano. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador José Ricardo Porto, revelou que uma articulação com a Polícia Federal foi feita e um sistema de monitoramento elaborado com a finalidade de rastrear eventuais autores ou propagadores.
À rádio CBN, em entrevista, o magistrado disse que é possível localizar o IP de onde essas mensagens saem e identificar os responsáveis. “Estamos trabalhando para combater esse grande mal que pode desequilibrar o processo eleitoral e a própria democracia”, afirmou.
O desembargador citou, inclusive, decisões judiciais recentes que determinaram a retirada do ar de perfis anônimos, nas redes sociais, em Campina Grande. Com o avanço do processo eleitoral, muito provavelmente outras decisões semelhantes serão tomadas no Estado.
Discussion about this post