Entendidas de defesa dos direitos dos autistas divulgaram nota, nesta segunda-feira (19), repudiando o veto do governador Ricardo Coutinho (PSB) ao projeto de lei 1.350/2017, de autoria do deputado estadual Bruno Cunha Lima (PSDB), que determina a inclusão do símbolo mundial do autismo nas placas que sinalizam atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados na Paraíba.
Na nota, as entidades afirmam também que, caso o governador mantenha o veto, irão iniciar uma luta para pedir aos deputados estaduais paraibanos que derrubem a decisão do chefe do Executivo.
NOTA
As entidades abaixo representadas vêm a público repudiar o veto do governador Ricardo Coutinho ao projeto de lei 1.350/2017, de autoria do deputado estadual Bruno Cunha Lima, que determina a inclusão do símbolo mundial do autismo nas placas que sinalizam atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados na Paraíba.
As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) já sofrem inúmeras dificuldades no seu dia a dia. A falta de assistência adequada para atender as suas necessidades – de saúde, educacional e social – só se agrava quando encontramos empecilhos como este, que impede que uma atitude simples traga benefícios valiosos aos portadores e seus familiares.
A atitude de não reconhecer a necessidade de inclusão do símbolo mundial do autismo como forma de garantir a plena execução de um direito já garantido na legislação federal é reflexo do desconhecimento da sociedade e de alguns de seus representantes públicos a respeito das dificuldades vivenciadas e das necessidades desse grupo (cada vez maior) de pessoas e de seus familiares e responsáveis. Diferentemente do que acontece com outras síndromes e deficiências, o autismo não traz consigo nenhuma alteração morfológica que identifique o autista como tal, o que faz com que nossos direitos, além de não respeitados, não sejam conhecidos pela grande maioria das pessoas, que muitas vezes não sabem o que significa e qual o impacto do autismo na vida das famílias.
Por isso, apelamos par que o governador Ricardo Coutinho nos receba em audiência e considere rever o veto dado ao projeto. Porém, se mesmo assim decidir mantê-lo, iniciaremos uma luta para pedir aos deputados estaduais paraibanos que derrubem o veto do Executivo.
Contamos com a sensibilidade, bom senso e respeito aos autistas e seus familiares.
• AMA – Associação de Amigos do Autista de Campina Grande
• ACPA – Associação Campinense de Pais de Autistas
• IVAP – Instituto Vida Autismo da Paraíba
• AMPARA – Associação de Mães e Pais de Autistas
• MOAB – Movimento Orgulho Autista Brasil
Discussion about this post