A disputa eleitoral nos dois maiores colégios eleitorais da Paraíba caminha para reta final e os candidatos e suas equipes tentam fazer de tudo para conquistar a simpatia do eleitorado. No ambiente das redes sociais, seguindo a lógica das últimas pesquisas, cinco nomes polarizam a disputa em João Pessoa e, em Campina Grande, três candidaturas lutam por cada espaço na tentativa de alcançar a tão sonhada vitória no próximo 15 de novembro.
Na Capital, destaque para as performances de Cícero Lucena (Progressistas), Nilvan Ferreira (MDB), Edilma Freire (Partido Verde), Walber Virgolino (Patriotas) e o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB). No quesito engajamento, Edilma, quem tem pouco mais de 17 mil seguidores, é a que obtém o maior percentual, 4%, seguido por Cícero, 2,11%, embora Nilvan, com mais de 300 mil, e Wálber, mais de 100 mil, sejam os candidatos com maior número de seguidores.
O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), embora não engaje como os demais, consegue fazer chegar suas ideias para os mais de 70 mil que o seguem no Instagram. Esse é o diagnóstico do mais recente estudo da Ativa Web, empresa do mulmidia Alek Maracajá, especializada em monitoramento e análise de marcas, política e personalidades nas redes sociais.
Em Campina Grande, Bruno Cunha Lima, do PSD, é quem se destaca na taxa de engajamento como no número de seguidores. O neto do ex-senador Ivandro Cunha Lima e candidato do prefeito Romero Rodrigues, do mesmo partido, é disparado o mais seguido na plataforma de rede social Instagram, com mais de 51 mil perfis, e, conforme as últimas dez publicações, tem uma taxa média de engajamento de quase 3%. Nesse quesito, ele é seguido de perto por Ana Cláudia Vital, do Podemos, esposa do senador Veneziano Vital do Rego, do PSB, que tem 2,83% de engajamento junto aos seus mais de 22 mil seguidores.
Um pouco mais abaixo deles, Artur Bolinha, do PSL, com quase 16 mil adeptos e um engajamento médio de 1,86%, e Inácio Falcão, do PC do B, perto de 10 mil seguidores e uma mobilização de 1,76%.
O multimídia Alek Maracajá explica que o estudo feito pela Ativa Web, com base nas dez últimas publicações feitas pelos candidatos a prefeito de João Pessoa e Campina Grande, leva em consideração o desempenho médio de cada postagem no Instagram, considerada a rede mais influente no país. “Uma conta média do Instagram, no entanto, tem uma taxa de engajamento de 3%. Qualquer taxa de engajamento acima disso, combinada com um alto número de seguidores, sugere que você é um influenciador entre seus amigos”.
Para ele, a cada nova eleição a campanha na internet tem obtido mais relevância e espaço na estratégia dos partidos e candidatos. “Eu diria que os números estão aí e os profissionais envolvidos nas campanhas devam se debruçar melhor sobre eles, porque a performance no digital é fundamental para o sucesso de uma campanha, sobretudo no atual momento”, justificou.
Confira, na íntegra e em detalhes, o LEVANTAMENTO CANDIDATOS A PREFEITO DE JP E CG.
O levantamento também analisou as postagens com maior envolvimento e repercussão dos candidatos. Confira cada uma delas clicando no nome do candidato. Primeiro, por João Pessoa:
Confira as postagens de maior repercussão dos candidatos em Campina Grande:
Discussion about this post