As várias definições de cidade inteligente (smart city) têm em comum o aumento da qualidade de vida da sua população, o que passa necessariamente por conceitos como sustentabilidade, utilização de tecnologia e informação e um sistema de mobilidade urbana que integre agilidade, fluidez e acesso fácil dos usuários.
Nesse sentido, a cidade mais reconhecida é Nova York, que desenvolveu diversas ideias para melhorar a qualidade de vida da população, a exemplo do transporte com o uso de sensores e câmeras para melhorar o tempo de viagens das pessoas.
Já Copenhagen, na Dinamarca, também se destaca pelo comprometimento com emissão neutra de carbono até este ano, através de uso de bicicleta e economia de energia pela tecnologia. Viena, na Áustria, também, por ter fortes políticas de proteção ambiental e mobilidade individual.
Em nível nacional, há o caso da cidade de Curitiba(PR), que se destaca pela enorme área verde com parques e áreas florestais, além de ser pioneira em ideias de incentivo a reciclagem.
Município de JP atrasado
Na Paraíba, apenas o município de Campina Grande instituiu em 2015 o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, determinado pela Lei Federal n. 12.587, sancionada três anos antes pela então presidente Dilma Roussef. Em nossa Capital, o PMU só veio a ser apresentado em outubro passado e aguarda a Câmara Municipal para se tornar Lei.
Vale lembrar que o município que não tiver plano no prazo fixado somente poderá solicitar e receber recursos federais para mobilidade urbana se for para aplicação na elaboração do próprio plano.
Em maio passado, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.000/20, que prorroga os prazos para que as prefeituras elaborem os Planos de Mobilidade Urbana (PMUs), até 12 de abril de 2022 para cidades com mais de 250 mil habitantes e de 12 de abril de 2023 para cidades com até 250 mil habitantes.
No próximo sábado (12), o Programa Tambaú Imóveis e Negócios ouvirá as professoras especialistas em mobilidade urbana Lígia Rabay e Aída Pontes sobre o quanto é essencial a mobilidade urbana na construção da tão almejada cidade inteligente.
Sobre o Tambaú Imóveis & Negócios
O Programa, apresentado pelo jornalista Rômulo Soares, que vai ao ar às 9h de todos os sábados, pela TV Tambaú/SBT e pelo site www.portalt5.com.br, conta com o apoio do Sistema Cofeci-Creci e das construtoras Alliance, MRV, Litoral e Mais, bem como das imobiliárias Tarcísio Galdino, Zona Sul, Jampa, FK Imóveis e Yoube Work.
O quadro “Momento Imobiliário”, apresentado pelo presidente do Cofeci, João Teodoro sempre traz mais uma importante dica para o setor. Os telespectadores podem participar, enviando perguntas por meio do participe ao vivo pelo WhatsApp (83) 99854-2857.
Discussion about this post