A população brasileira quer ônibus elétricos. É o que revela uma pesquisa com duas mil pessoas de diferentes regiões do País denominada “Mobilidade de Baixas Emissões, Qualidade do Ar e Transição Energética No Brasil”.
Encomendada pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) ao Instituto Ideia Big Data, a pesquisa foi realizada em março de 2020, compara dados coletados em 2017 com 2020. A divulgação ocorreu nesta semana,
Em nota, o iCS mostra que 92% dos entrevistados querem mais ônibus elétricos operando em suas cidades. O anseio por veículos menos poluentes aumentou em relação à edição anterior.
“Dentre os principais destaques, os números indicam que 92% dos entrevistados gostaria de mais ônibus elétricos em suas cidades, 72% concorda que o uso de combustíveis fósseis é a principal causa das mudanças climáticas, aumento de 11 pontos percentuais em relação a 2017, e 67% estaria disposto a abrir mão do seu transporte individual por um meio de transporte mais limpo.”
Para 42% das pessoas, os carros são os maiores poluidores das cidades, seguidos de indústrias (19%), ônibus (18%), caminhões (11%), queimadas (4%).
O levantamento mostra que 33% das pessoas que responderam consideram ser muito provável ter um carro elétrico nos próximos anos. Em 2017, eram 16%.
Discussion about this post