Com a morte de José Maranhão, Nilda Gondim (MDB) vai assumir definitivamente a cadeira no Senado Federal. Ela é mãe do senador Veneziano Vital, do mesmo partido, e do ministro do Tribunal de Contas da União, Vital do Rego Filho. Ela ocupa o mandato como 1º suplente do senador desde o dia 8 de janeiro, quando foi convocada para substituir o emedebista, até então licenciado para tratamento da Covid-19.
Com a ascensão de Nilda, a Paraíba passa a ter uma bancada majoritariamente feminina no Senado Federal, que ainda conta com Daniella Ribeiro (Progressistas). Nilda, Veneziano e Daniella têm em comum o fato de serem nascidos em Campina Grande.
Ozanilda Gondim Vital do Rêgo, conhecida como Nilda Gondim, tem 74 anos e é natural de João Pessoa. Nilda Gondim é filha do ex-governador da Paraíba Pedro Moreno Gondim. Foi casada com o jurista e ex-deputado federal Antônio Vital do Rêgo, com quem teve três filhos: a médica Rachel Gondim, o atual senador e ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo Filho.
Nilda Gondim é filiada ao MDB desde 2009. Nas eleições de 2010, foi eleita deputada federal com 79.412 votos para o mandato 2011-2015. No Legislativo, participou da Comissão de Seguridade Social e Família, da CPI do Trabalho Infantil e da comissão externa que tratou do incêndio da boate Kiss, episódio que ficou conhecido como ‘Tragédia em Santa Maria’.
Discussion about this post