O prefeito Cícero Lucena determinou a ampliação da rede de testagem para Covid-19, dentro do esforço para evitar que a doença continue crescendo em João Pessoa.
Nesta segunda-feira (1º), às 8h30, serão inaugurados dois Centros de Atendimento Covid-19, um no bairro de Mangabeira, na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, e o outro em Manaíra, na Escola Municipal Seráfico da Nóbrega. Nos centros serão atendidos pacientes com suspeita da doença, reforçando o serviço ofertado na rede de saúde.
Segundo o prefeito, a palavra de ordem na Prefeitura da Capital é prevenir e tratar para que o atendimento adequado seja prestado o quanto antes, evitando o agravamento dos quadros de crise respiratória. “Estamos reforçando a rede de assistência para testar com rapidez, porque o diagnóstico é que pode nos dar segurança para atender com eficiência, minimizando os agravos e curando. Nossa rede hospitalar está sendo preparada para atender os casos dessa doença, mas temos de agir na prevenção com o apoio de todos. Peço respeito ao distanciamento social, limpeza das mãos e o uso de máscara. Vamos seguir com fé em Deus e trabalho contra esse vírus letal”, explica.
A ampliação dos locais para testes é uma estratégia da gestão atual, no sentido de evitar as aglomerações nas UPAs apenas para fazer testagem. O espaço dessas unidades deve estar disponível para o tratamento especializado. O teste Swab e o teste rápido já são ofertados na Atenção Básica e realizados por 30 equipes nos postos de saúde.
O secretário de Saúde, Fábio Rocha, destaca a necessidade de quebrar a cadeia de contaminação com mais testes e o respeito às medidas de distanciamento propostas pelas autoridades. “A rede está sendo preparada para atender a todos que precisem, mas não podemos deixar de lembrar que o espaço pode ser insuficiente se houver um grande número de casos. Já ampliamos leitos de maneira extraordinária, mas o casos têm crescido. A prevenção ainda é o melhor remédio”, reforça.
Atenção aos sintomas – Qualquer morador de João Pessoa pode procurar os serviços, caso esteja com febre, tosse, dificuldade para respirar. É preciso levar o cartão do SUS, CPF, documento com foto e comprovante de residência. O usuário com sintoma gripal passa pela triagem, na qual são auferidos os sinais vitais, oximetria para ver se precisa da rede hospitalar. A partir desta avaliação, a enfermeira verifica qual teste se encaixa no padrão epidemiológico e é feito o encaminhamento para o teste. Se o resultado do exame for positivo e o paciente precisar de medicação ou atestado médico as equipes disponibilizam o material no local.
“O atendimento será por ordem de chegada. Separamos um local para que as pessoas fiquem esperando o atendimento, respeitando o distanciamento. Para garantir a organização, haverá uma equipe orientando, pedindo para aguardar e fazendo a triagem”, detalhou Rayana Coelho, diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
Número de testes – No centro de Manaíra, o trabalho é em parceria com o governo do estado, através do Laboratório Central (Lacen), e do laboratório da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Lá será realizada uma maior quantidade de testes. Serão 300 de Swab, podendo chegar a 500 testes por dia. No espaço de Mangabeira, a equipe é totalmente do município e lá serão ofertados 300 testes Swab por dia, 150 pela manhã e 150 no período da tarde.
Em cada local, estão envolvidas três equipes de coletadores de Swab, totalizando 20 pessoas entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe de apoio e motorista.
Resultado – O paciente vai deixar um número de WhatsApp e autoriza que a SMS envie o resultado pelo aplicativo. A medida é uma forma de evitar aglomeração. O horário de funcionamento é de 8h às 16h.
Localização:
A Escola Seráfico da Nóbrega fica na Rua Ubirajara Targino Botto, Nº 36, em Manaíra. Já a Escola Zumbi dos Palmares fica na Rua Rita Xavier de Oliveira, em Mangabeira.
Discussion about this post