As Secretarias Municipais de Saúde e da Educação da Prefeitura de Campina Grande aderiram, mais uma vez, ao Programa Saúde na Escola (PSE), referente ao ciclo 2021/2022. O Termo de Compromisso foi firmado junto ao Ministério da Saúde e o projeto conta com estratégias de integração, entre saúde e educação, com o objetivo de desenvolver ações que promovam a saúde e a prevenção de doenças junto à comunidade escolar.
O Programa Saúde na Escola foi instituído em Campina Grande em 2013. O projeto vem desenvolvendo atividades, como a realização de exames constantes nos alunos escolares e o trabalho educacional sobre prevenção a diversas doenças. Neste novo biênio, o programa vai priorizar quinze ações como foco principal, incluindo a atenção psicossocial, prevenção à covid-19, prevenção da violência e dos acidentes, além da verificação da situação vacinal, entre outras.
Foram escolhidas 109 escolas para esse atendimento, que acontecerá durante dois anos, sendo 68 escolas públicas municipais, 03 escolas públicas estaduais e 38 creches públicas municipais. O trabalho também inclui todas as equipes de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campina Grande.
“Estamos passando pelo desafio de continuar desenvolvendo as atividades, mesmo com a pandemia. Quando tinha aula presencial, um profissional de saúde ia para a escola e realizava as ações. Mas, como as escolas estão fechadas, eles encontram um jeito de passar essas informações de forma remota com os estudantes, as famílias dos alunos ou os professores, de acordo com o planejamento de cada escola e de cada UBS”, disse a coordenadora do PSE, Railda Freitas.
Conheça as 15 ações do ciclo bienal 2021/2022
1. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
2. Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas;
3. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
4. Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos;
5. Prevenção das violências e dos acidentes;
6. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
7. Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
8. Verificação da situação vacinal;
9. Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
10. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.
11. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
12. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
13. Prevenção à covid-19 nas escolas;
14. Atenção Psicossocial;
15. Direitos dos animais e políticas públicas para o bem estar animal.
Discussion about this post