A Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do Estado, estará realizando durante todo este mês maio uma série de atividades educativas e de conscientização para lembrar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, nesta quarta-feira (5) e do Dia Nacional de Controle a Infecção Hospitalar que será lembrado no próximo dia 15.
Para diretora geral da maternidade Frei Damião, Selda Gomes ações como estas são de grande importância dentro de um ambiente hospitalar “e nesse sentido sempre temos procurado capacitar e conscientizar os nossos profissionais de saúde sobre as normas e as formas de prevenção à saúde que devem ser adotadas no dia dia-a-dia para preservar não só a saúde e a segurança deles, como também dos nossos pacientes e da unidade de saúde”, destacou.
Andréa Correia Nóbrega de Sá, diretora técnica da Maternidade Frei Damião, também destacou a importância dos eventos dentro de uma unidade de saúde. ‘Temos que primar pela saúde e segurança dos nossos profissionais, dos pacientes como também do nosso serviço e tudo começa com adoção de medidas de higiene pessoal além do cumprimento de normas técnicas determinadas pelas autoridades de saúde”, comentou.
De acordo com Renata Dantas da Cunha Alencar, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a Higienização das Mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Neste período pandêmico, sua importância ficou mais evidenciada por ser uma das medidas mais eficazes na prevenção da COVID-19. O SCIH alerta sobre a importância da adesão a higiene das mãos, sempre obedecendo a técnica e o tempo correto, isso garantirá não só a segurança dos pacientes como também dos profissionais de saúde.
A biomédica Carolina Bemato, que trabalha na Agência Transfusional destacou que é muito importante a higienização das mãos principalmente para se evitar a contaminação por bactérias. Para ela, o procedimento da lavagem das mãos é essencial na assistência à saúde. Elaine Carneiro Barbosa, que também é Biomédica e trabalha no laboratório, afirmou que higienizar as mãos de forma correta é um procedimento muito importante, principalmente dentro de uma unidade saúde, “pois serve para garantir a segurança do paciente como também dos profissionais”, completou.
Sobre a datas: No Dia Mundial de Higienização das Mãossão promovidas atividades para conscientizar os profissionais de saúde, o governo e os administradores hospitalares sobre a importância da higienização das mãos. O hábito previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde. Dados apontam que as infecções relacionadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pacientes em todo o mundo e impactam significativamente os pacientes e sistemas de saúde. Em países desenvolvidos essas infecções representam cerca de 5% a 10% das internações hospitalares e em países em desenvolvimento pode acometer mais de 25% dos pacientes.
Instituído pela Lei nº 11.723/2.008, o Dia Nacional de Combate a Infecção Hospitalar tem o objetivo de conscientizar autoridades sanitárias, diretores de hospitais e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções hospitalares. Nesta data, o Ministério da Saúde e os serviços de saúde, em especial os hospitais, devem desenvolver campanhas de comunicação social e ações educativas com o objetivo de aumentar a consciência pública sobre o problema representado pelas infecções hospitalares e a necessidade de seu controle.
Infecção Hospitalar é a infecção adquirida após a admissão do paciente na unidade hospitalar e pode se manifestar durante a internação ou após a alta. Pela sua gravidade e aumento do tempo de internação do paciente, é causa importante de morbidade e mortalidade, caracterizando-se como problema de saúde pública.
Assessoria
Discussion about this post