Em um grupo de WhatsApp que reúne os integrantes da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) na Câmara, o deputado federal David Soares (DEM-SP) pediu orações para o pai, o pastor evangélico Romildo Ribeiro Soares, internado há pelo menos três dias após contrair a Covid-19. Na mensagem, o parlamentar negou que o pastor, conhecido como R.R. Soares, tenha precisado passar por intubação, informação que chegou a circular em veículos de imprensa no sábado.
Líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, R.R. Soares, que tem 73 anos, foi internado no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio, conforme revelou o colunista do GLOBO Ancelmo Gois na última sexta-feira. A última aparição do pastor nos cultos de sua igreja, transmitidos ao vivo pelas redes sociais, havia ocorrido no último dia 29, há cerca de uma semana. Desde então, R.R. Soares vinha aparecendo somente em vídeos gravados previamente.
“Meus irmãos, bom dia. Peço primeiramente desculpas pelo silêncio. Foram dias complicados. Agradeço as orações pelo nosso missionário. Em momento algum ele foi intubado”, escreveu seu filho, David, em mensagem no grupo da bancada evangélica, cujo print foi divulgado primeiramente pelo jornal “A Tribuna”. O GLOBO confirmou a veracidade do print.
“Está consciente e já dialoguei com ele hoje por vídeo. Está com voz firme, corado, e com os exames excelentes. Venceremos, com a ajuda de Deus e todo o apoio médico que estamos tendo. Deus abençoe a todos e contamos com vossas orações”, completa a mensagem.
Esta foi a primeira manifestação oficial de familiares sobre o estado de saúde de R.R. Soares. Mesmo depois da notícia da internação, na última sexta, as redes sociais do pastor e de seus filhos não faziam referência ao assunto. Ao GLOBO, o deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), líder da bancada evangélica, mostrou incômodo com o vazamento do print do grupo de parlamentares, mas reiterou a informação dada por David Soares: “A informação que tenho do próprio filho é de que seu pai está bem”.
Procurado pelo portal G1, o Copa Star confirmou que R.R. Soares seguia internado na tarde deste domingo, mas não informou detalhes sobre seu estado de saúde. Em “nota de esclarecimento” divulgada no início da tarde na página de R.R. Soares no Facebook, a assessoria do pastor disse que, “depois de dias de tribulação”, ele segue na “batalha pela restauração completa e a melhora tem sido contínua”, também sem detalhar condições de saúde, e sem referência a intubação.
Em culto transmitido ao vivo pela página neste domingo, diversos internautas perguntavam nos comentários pelo estado de saúde de Soares, que não foi mencionado diretamente pelo pastor à frente da cerimônia.
Considerado uma das principais lideranças evangélicas do país, R.R. Soares é próximo ao presidente Jair Bolsonaro e do círculo mais íntimo do Planalto. Em depoimento à CPI da Covid, o ex-secretário de comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, disse que se aconselhava com Soares e com outros pastores aliados de Bolsonaro, como Silas Malafaia.
Nos cultos de sua igreja, R.R. Soares mantém um “placar da vida” com uma contagem de pessoas que dizem ter se recuperado de diversas doenças, inclusive da Covid-19, através de orações e de uma “água consagrada” pelo pastor.
Sobrinho de R.R. Soares, o ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella, foi uma das poucas lideranças do meio evangélico a se manifestar publicamente sobre a internação do pastor:
“Nosso irmão Missionário RR Soares está graças a Deus se recuperando. Peço a todos que o mantenham em suas preces”, escreveu Crivella em suas redes neste domingo.
Globo
Discussion about this post