O contato de André Augusto dos Santos Fonseca com o mundo dos vinhos começou ainda na infância, quando ele ia para a casa dos avós almoçar aos domingos e ficava olhando as pessoas mais velhas apreciarem a bebida. Mas foi em 1997, quando André fez um intercâmbio para a Austrália, que ele finalmente se tornou um grande amante da bebida após ter contato com a cultura australiana de beber mais vinho ao invés de cerveja, diferente do que vemos no Brasil. Ao retornar para o país, esse mundo continuou presente no seu dia a dia, já que foi contratado para trabalhar em uma multinacional de bebidas, que inclusive fazia a venda de vinhos brasileiros e importava alguns rótulos estrangeiros. Quanto mais se aproximava da enologia, mais encantado André ficava.
“Tem gente que gosta de cerveja, tem gente que gosta de whisky e tem gente que gosta de vinho. Todos os meus amigos iam no churrasco e levavam cerveja, mas eu era aquele moleque que levava uma garrafa de vinho.”
A paixão e a trajetória de André o levou a empreender. Em 2015, ele teve a ideia de montar o seu próprio negócio: uma loja virtual de vinhos, mas, com alguns diferenciais. Por ter morado na Austrália e conhecer vinhos deste e de outros países, ele optou por trabalhar com bebidas originárias de pequenos produtores do Novo Mundo – África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Estados Unidos e Nova Zelândia. Além do produto diferenciado e da ideia de trazer mais diversidade para o consumidor brasileiro, o empreendedor se preocupa em conhecer cada produtor, safra e rótulo. Com isso, os produtos que vende têm uma história e uma ficha técnica em seu site.
“Em menos de dois anos, essas fichas técnicas que eu escrevo para cada produto acabaram virando referência para o mercado. Tem gente que não compra na empresa, mas entra no site para entender de onde é o vinho, com que uva que ele é feito, qual a graduação alcoólica, qual o tempo de barrica ou se não tem barrica, o que combina mais, se eu devo decantar ou não e a história da vinícola.”
Além de se preocupar com a diversidade, com a história, com a logística e a embalagem de cada produto, já que todos os vinhos são embalados de forma segura e em sacolas de papelão 100% reciclável, André também teve a preocupação de encontrar um parceiro de pagamentos que oferece segurança e rapidez para ele e para o seu cliente: a Cielo.
“Trabalhar com o checkout, da API E-commerce Cielo, para mim foi o melhor dos mundos, é muito mais segurança, praticidade e controle. Fora que o app deles também é fantástico, está bem fácil de usar, você consegue ver tudo, ver o fluxo e ter noção do quanto você vai receber no dia seguinte.”
Além da API E-commerce Cielo, solução completa e robusta para vender online, ele também usa outros produtos da marca, como o Super Link Cielo, a maquininha – pois antes da pandemia tinha um showroom e, às vezes, ainda recebe algum cliente para retirada – e o Receba Rápido, que antecipa os recebimentos em 2 dias.
“Perfeito, foi a melhor coisa que eu fiz. Eu tenho mais fluxo hoje, eu tenho mais liquidez, eu tenho controle sobre tudo do financeiro e das vendas por cartão de crédito ou débito.”
Outros diferenciais da Cielo para o negócio do André são: o contato fácil e próximo com o consultor, que entende as suas necessidades e indica os produtos mais adequados para a sua loja, e a facilidade na contestação de chargebacks – quando o pagamento é recusado pelo cliente, mesmo que ele tenha recebido a compra.
“Você ter um parceiro direto, como a Cielo, ajuda muito. Se você segue todas as regras de um comércio legal, a chance de você ganhar uma disputa de chargeback é enorme. A Cielo pede todas essas informações, nota fiscal, comprovante de rastreio, quem recebeu o produto e outros. A chance de você recuperar esse valor é enorme. Isso é segurança.”
André conta que 95% do negócio dele depende dos serviços da Cielo, já que grande parte das vendas acontecem por cartão de crédito ou débito. Também é através dela que ele tem mais segurança, agilidade e controle financeiro da loja. André uniu paixão, conhecimento e uma necessidade do mercado em um único negócio.
Se você é empreendedor, independente do tipo ou tamanho, conte com as soluções da Cielo para fazer seu negócio também acontecer no digital.
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• Nome: André Augusto dos Santos Fonseca
• Idade: 45 anos
• Local: São Paulo, São Paulo
• Ramo de atuação: E-commerce de vinhos
• Produtos Cielo que utiliza: Máquina Cielo, Super Link, API Cielo para e-commerce e Receba Rápido
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