Os Gerentes Saúde, que representam as Unidades de Saúde da Família (USFs), se reuniram nesta quarta-feira (14), na Estação das Artes, com os gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para planejar medidas de potencialização da Atenção Básica. Os temas abordados foram processos de trabalho e capacitações das equipes.
A secretária adjunta da SMS, Ana Giovana Medeiros, explica que as reuniões com os Gerentes Saúde são quinzenais, para haver um acompanhamento contínuo da gestão sobre o que acontece nas USFs. “Dialogamos sobre mudanças nos processos de trabalho dos profissionais das Unidades de Saúde e planejamos algumas capacitações para ocorrer ao longo do ano para continuar qualificando o serviço prestado aos usuários”, afirmou.
Conforme Ana Giovana Medeiros, o programa Gerente Saúde, que foi implementado no ano passado, tem contribuído para o aumento do índice de satisfação do usuário das USFs, que atualmente está em 8,3. “O papel dos Gerentes Saúde é fazer este diálogo com a gestão, apresentar as demandas da população para que possamos dar resolutividade da melhor maneira. São feitas visitas qualitativas aos usuários para nos aproximarmos deles e podermos realizar um atendimento cada vez mais humanizado”, complementa.
Em janeiro deste ano, o prefeito Luciano Cartaxo concedeu um bônus pelo desempenho dos profissionais das USFs, conforme o desempenho de cada unidade, avaliado por critérios como qualidade do serviço, tempo de atendimento e infraestrutura da unidade. Foram premiados mais de 400 profissionais do programa Gerente Saúde, entre médicos, enfermeiros, gerentes, agentes comunitários de saúde e recepcionistas das 199 equipes de saúde da família do município.
Discussion about this post