O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) recebeu, nessa segunda-feira (19), três pilotos que irão integrar o início do serviço de UTI aérea da corporação. Os profissionais fazem parte dos Corpos de Bombeiros de Brasília, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e foram recebidos pelo comandante geral da Paraíba, coronel Marcelo Araújo, e pelo subcomandante geral da Corporação, que também é chefe do Departamento de Operações Aéreas (DOA), coronel Lucas Medeiros.
A equipe composta pelo coronel Adilson Bornhofen, pelo tenente coronel Eloízio Ferreira e pelo capitão Vinícius Frotté vai permanecer um mês no Estado, participando de atividades de instrução, preparação e operação, voltadas para o preparo do efetivo das Operações Aéreas.
“A importância da parceria está ligada à implantação do projeto do voo pela vida, com o atendimento à população que necessite de um atendimento aeromédico. É um serviço voltado a todos que precisem de atendimento pelo SUS”, destacou o piloto Adilson Bornhofen.
O serviço – O atendimento aeromédico do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social e a Secretaria de Estado de Saúde e vai possibilitar a implantação do transporte aeromédico entre todas as regiões da Paraíba.
A aeronave utilizada será um monomotor modelo Piper Saratoga PA-32R-301T. Além do serviço de UTI aérea para o transporte de pacientes de maneira programada, regulados através da Secretaria de Saúde, a aeronave Bombeiros 01 será utilizada também na captação de órgãos e tecidos, transporte inter-hospitalar, repatriação de cidadãos paraibanos e no apoio às operações institucionais do Governo, da Secretaria da Segurança e do CBMPB. A autonomia é de 4 horas de voo, e capacidade para transportar 01 paciente, 01 médico, 01 enfermeiro, e a tripulação formada pelo piloto e o co-piloto.
Discussion about this post