A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) promoveu, na tarde desta quinta-feira (12), uma capacitação para engenheiros e arquitetos da gestão municipal. Com o tema ‘O fiscal, a obra e o contrato’, o simpósio discutiu temas relevantes do dia a dia da categoria na execução dos serviços prestados à população. O encontro contou com a participação de cerca de 70 profissionais.
O secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, que fez a abertura do evento, destacou a meta de capacitar cada vez mais os servidores responsáveis pela execução de todas as obras públicas municipais. “Somos responsáveis por executar e administrar grandes obras dos mais diferentes setores. Então, temos que nos capacitar para esse desafio, que já chegou”, ressaltou. “Esse foi o primeiro de muitos que a secretaria pretende realizar”, concluiu.
Ricardo Leal, secretário executivo da Seinfra, também destacou a importância do simpósio, tendo em vista a quantidade de obras que o prefeito Cícero Lucena pretende implementar na cidade. “Identificamos a necessidade de unificar as ações de fiscalização para acompanhamento dessas obras e, também, medir o nível técnico dos nossos fiscais, para que possamos cooperar para a evolução desse nível técnico, que vai dar mais qualidade na fiscalização das obras. Tudo isso é para que possamos ter obras de qualidade e duradouras, que possam atender os anseios da população”, afirmou.
Palestras – Durante o simpósio foram realizadas quatro palestras, intercaladas com mesas-redondas. A primeira foi apresentada pelo engenheiro Rodrigo Pacheco, chefe da Diretoria de Manutenção e Conservação (DMC) da Seinfra, que falou sobre a designação do fiscal e do gestor, assinatura do contrato, ordem de serviço e execução.
A segunda palestra foi da engenheira Isabel Cristina dos Santos Freitas, chefe da Diretoria de Obras da Seifra (Diob), que falou da fiscalização, medição e pagamento e alterações contratuais – Termo de Aditivo.
A terceira, sobre processos administrativos, foi ministrada por Alan Negreiros, chefe da Diretoria de Administração Financeira (Daf). Ele destacou a importância da antecedência dos pedidos referentes a empenhos de Anotação de Responsabilidade Técnica (ARTs), além da necessidade da previsão orçamentária com folga.
A quarta e última palestra, dada por Robson Cananéia Filho, da assessoria jurídica da Seinfra, orientou os servidores sobre o procedimento administrativo para apurar possíveis infrações contratuais.
O evento foi realizado no auditório de um hotel em Tambaú. Os participantes elogiaram a iniciativa. “Um encontro como esse é essencial para agregar ainda mais valores ao serviço prestado à população pessoense”, disse a engenheira Joyce Alves, chefe da Divisão de Iluminação Pública (Dilup).
PMJP
Fotografia: Dayse Euzébio
Discussion about this post