Ainda no clima de aniversário da cidade de João Pessoa, a série ‘Recitais Digitais’ deste sábado (14), realizada pela Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), faz uma homenagem aos 436 anos da Capital. Nesta edição, o convidado especial é o percussionista Victor Figueirêdo, que é integrante da Orquestra. O programa começa às 18h e pode ser acessado pelo canal da OSMJP no youtube.
“No recital desta semana teremos uma agradável surpresa para os seguidores do nosso programa, um recital do jovem e talentoso percussionista paraibano, João Victor Figueirêdo, membro da OSMJP desde 2017. O nosso artista mostrará um pouco do universo dos instrumentos de teclado percutido”, destacou o maestro Samuel Espinoza, coordenador do ‘Recitais Digitais’.
Entre os instrumentos desta categoria estão o xilofone, o vibrafone e a marimba. Além desses, ele vai apresentar seu talento nos tímpanos sinfônicos e outros acessórios que compõem o naipe de percussão de uma orquestra sinfônica profissional, conforme explicou o maestro.
O repertório contará com obras de compositores renomados, com destaque para o grande percussionista brasileiro Ney Rosauro e o compositor Orlando Alves, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “No final, teremos uma bela surpresa alusiva ao aniversário da nossa bela capital”, avisou Espinoza.
O artista – Victor Figueirêdo é um multiartista paraibano com carreira consolidada como percussionista erudito e popular. Ele também é compositor, cantor e produtor cultural. Como cantor, faz uma mistura de coco e rap para falar da cidade de João Pessoa.
Como compositor de música instrumental, seus trabalhos recentes foram direcionados para a trilha sonora do espetáculo teatral ‘Memórias de Terra e Água’, do ator e diretor André Morais, baseado em contos do escritor moçambicano Mia Couto. A produção também foi para os músicos da OSMJP na série de vídeos ‘Um Minuto Maestro’. As ações são interpretadas por músicos como Wellinton de Lima, João Johnson dos Anjos, Cyntia Ladislau e Yanaina Campos.
Ele também tem trabalhos realizados com grupos de música de câmara como o GrupoCâmena, Orquestra de Metais Nordeste-UFPB e Grupo de Percussão da UFPB, Mosayco Flamenco, Angá, Banda Dois Africanos, Alma y Pasion, Tango e Yamaka.
“Neste programa recital, vamos poder escutar uma parte da grande família dos teclados percussivos como marimba, vibrafone e xilofone, e também vamos escutar os tímpanos atuando em dueto com piano na obra de Helmut Leberer. Está imperdível”, convidou Victor Figueirêdo.
PMJP
Discussion about this post