O pianista João Carlos Assis Brasil, considerado um dos maiores nomes do piano no país, morreu nesta segunda-feira (6), aos 76 anos, após ter sofrido um infarto na última sexta-feira (3).
A informação foi publicada pela assessoria do músico em suas redes sociais, e também pela Escola de Música Villa-Lobos, da qual foi professor durante muitos anos.
Ele também deu aulas no Conservatório Brasileiro de Música e no Conservatório de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, onde morava desde o fim de 2020.
João Carlos começou a estudar piano ainda na infância e já tocava acompanhado de orquestras aos 15 anos de idade. Foi aluno de Jacques Klein e aperfeiçoou os estudos em Londres, Paris e Viena.
Pianista renomado gravou com artistas de MPB e da música erudita. João Carlos Assis Brasil em foto de 2016. — Foto: Divulgação/Ascom Cabo Frio
João Carlos Assis também se envolveu com a música popular, gravando com artistas como Ney Matogrosso, Zé Renato, Wagner Tiso, entre outros. Em 1988, gravou com Matogrosso, Tiso e participação de Jaques Morelenbaum e Jurim Moreira o disco “A Floresta Amazônica – Villa-Lobos”.
Em uma rede social, a Escola de Música Villa-Lobos, da qual Assis Brasil foi professor durante muitos anos, homenageou o músico e pianista:
Deixamos nossos sentimentos aos familiares e amigos, e a certeza de que João Carlos Assis Brasil sempre será lembrado na memória de nossa escola e da música brasileira. Gratidão por dedicar a vida integralmente à música, mestre! 🖤”.
João Carlos de Assis Brasil, Alaíde Costa e Carlos Navas — Foto: Tadeu Loppara/Divulgação
Márcio Gomes e João Carlos Assis Brasil, em foto de 2014 — Foto: Luciano Rocha/Divulgação
G1RJ
Discussion about this post