A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realiza atividades educativas sobre preservação ambiental e promove um plantio de mudas na nascente do Rio Cabelo. A atividade acontece na quinta-feira (22), a partir das 9h, e marca a comemoração do Dia Mundial da Água. A atividade também marca a devolução do Bosque das Águas – Área de Preservação Permanente (APP)- aos moradores da região, uma vez que a área tinha sido ocupada irregularmente.
Na ocasião serão plantadas 20 mudas de forma simbólica. No entanto, segundo o secretário adjunto da Semam, Djalma Pereira, o objetivo é plantar 500 mudas ao longo de toda nascente do Rio Cabelo. “Esse local estava com uma ocupação irregular. A PMJP realizou a retirada e relocação das famílias. Assim, pudemos trabalhar na preservação ambiental e estamos devolvendo a área às comunidades. O local foi batizada de Bosque das Águas”, disse.
Atividades – Durante toda manhã, equipes da Semam distribuirão cartilhas explicativas sobre preservação ambiental e plantio de mudas. Também estará presente o projeto ‘Tenda Verde Itinerante’, que é coordenada pelas equipes do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, onde são produzidas as mudas utilizadas na arborização urbana de João Pessoa e ainda na recuperação e preservação de áreas degradadas. Os profissionais fazem pesquisa e coleta de sementes, preparam as mudas, cultivam e distribuem.
Preservação ambiental – No mês de fevereiro, a PMJP realizou a desapropriação de diversas famílias que ocupavam de modo irregular a nascente do Rio Cabelo. Além do cadastramento das famílias, a PMJP também concluiu toda a retirada das casas improvisadas na nascente do Rio Cabelo. O local foi cercado e agentes Semam promoveram o reflorestamento da área de modo a garantir o equilíbrio ambiental.
De acordo com o coordenador da ação, Noé Estrela, o trabalhado desenvolvido no local é uma importante ação social e ambiental da PMJP. “É importante que tantas secretarias da Prefeitura estejam envolvidas. Temos que garantir que essas famílias sejam retiradas desse local insalubre. Também iremos devolver à população de Mangabeira um local saudável. É um privilégio ter uma nascente de um rio dentro de uma área urbana”, afirmou.
Dia Mundial da Água – Lembrado anualmente pela ONU em 22 de março, o Dia Mundial da Água tem como tema, em 2018, o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas hídricos. Essas estratégias focam na gestão de vegetações, solos, mangues, pântanos, rios e lagos, que podem ser utilizados por suas capacidades naturais para o armazenamento e limpeza da água.
Discussion about this post