Se até o início de 2020 o acesso à internet via dispositivos móveis já vinha crescendo em um ritmo cada vez mais acelerado no Brasil, com a chegada da pandemia esses números passaram a crescer ainda mais rápido. Em poucos meses, fomos obrigados a rever todas as nossas estratégias e objetivos de vida de curto, médio e longo prazo, e no mundo da comunicação estratégica não foi diferente.
Entre as mudanças mais significativas provocadas nesse período está o aprofundamento da migração da comunicação para o digital. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgados no final de 2020 apontam que o Brasil registrou um aumento de 7,39 milhões de acessos móveis à internet, se comparado a 2019, ou seja, fechamos 2020 com mais de 234 milhões de chips de celular ou tablet que podem ser usados para serviços de voz ou de conexão à internet, como a tecnologia 3G e 4G.
Já o relatório de abril da agência We Are Social aponta que 06 em cada 10 pessoas no mundo já têm acesso à internet. Ainda segundo o relatório, no Brasil, a média diária de acessos da internet em horas por meio de dispositivos móveis de usuários entre 16 e 64 anos é de 5 horas e 17 minutos.
Paralelamente, um estudo recente apresentado pela Globo indicou que 40% dos internautas brasileiros entre 16 e 24 anos passam mais de 8 horas por dia na internet pelo smartphone e que 02 em cada 10 entrevistados aumentaram seu pacote de dados para internet em 2020.
A pesquisa também mostrou que a combinação do uso intenso de internet e a grande dimensão populacional faz do Brasil um dos principais mercados de redes sociais no mundo. Entre os aplicativos mais utilizados estão o Facebook (75%) e o Instagram (71%). Esses números são apenas alguns dos indicativos que mostram a relevância do marketing digital como estratégia de promoção de ideias e de relacionamento com o público.
Agora que você já conhece um pouquinho do cenário do universo digital no Brasil, eu vou te dar 05 motivos para acreditar (ainda mais) na força do marketing digital na consolidação da sua marca pessoal:
01.Redes sociais são um campo aberto de acesso instantâneo e gratuito a pessoas com vidas e aspirações reais. Estabeleça um contato frequente e veja as suas conexões se multiplicarem na medida em que também se fortalecem.
02. Atraia o público para o seu site através de uma estratégia de marketing nas redes sociais. Além de aumentar o tráfego do site, é uma ótima oportunidade para aprofundar as ideias apresentadas nas redes sociais.
03. Utilize os dados fornecidos pelas métricas da própria plataforma para realizar a leitura do impacto do seu posicionamento junto ao público
04. Uma gestão otimizada das redes sociais pode te aproximar do público ao mesmo tempo em que pode reduzir os gastos com publicidade e propaganda.
05. Com um ciclo de feedback mais rápido e preciso, você pode rever a estratégia de marketing com maior frequência e, com isso, melhorar ainda mais seus resultados.
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