O ex-presidente Lula (PT) caiu em contradição ao comparar o ditador socialista da Nicarágua, Daniel Ortega, à primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel. Em entrevista a uma emissora espanhola, o petista questionou: “Por que que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não?” Sem pestanejar, a repórter deu uma ‘invertida’ em Lula e lembrou que Angela Merkel era uma democrata, eleita primeira ministra em eleições parlamentares limpas, e não mandou prender opositores.
Diversos líderes políticos repercutiram a declaração e foram alvo de críticas de internautas nas redes sociais. Sérgio Moro, por exemplo, questionou se “é o PT com a democracia de Ortega que queremos para o Brasil?”
É o PT com a “democracia” de Ortega que queremos para o Brasil? https://t.co/mflQz3meWQ
— Sergio Moro (@SF_Moro) November 23, 2021
Ortega, como se sabe, realiza diversas perseguições políticas e durante a eleição do país, repleta de irregularidades, de sete opositores do seu governo foram presos.
“Eu posso ser contra, mas não posso ficar interferindo nas decisões de um povo. Nós temos que defender a autodeterminação dos povos. Por que a Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não? Por que o Felipe González pode ficar 14 anos no poder? Qual é a lógica?”, questionou o petista durante entrevista ao jornal “El País”.
A declaração gerou a indignação da entrevistadora: “Sim. Mas Angela Merkel governou por 16 anos e Felipe González 13 na Espanha e não colocavam nenhum de seus opositores na cadeia”.
Confira:
🇧🇷 Em entrevista, o ex-presidente Lula questionou:
"Por que que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não?"
A repórter responde que Angela Merkel não mandou prender opositores.pic.twitter.com/lNHAFlNif7
— Eixo Político (@eixopolitico) November 23, 2021
Discussion about this post