A Secretaria Executiva da Transparência Pública da Prefeitura de João Pessoa (Setramp), através do Portal da Transparência, realizou, no mês de novembro, a reformulação da página ‘Dados Abertos’. O objetivo foi deixar essa página mais intuitiva, simples e organizada. O processo passou por uma verificação e atualização dos dados abertos e, em seguida, a construção das novas páginas, resultando na melhoria da qualidade da informação.
Os dados abertos visam garantir e facilitar ao cidadão, à sociedade e às esferas públicas da federação, o acesso aos dados e informações produzidas ou custo dia pelos órgãos, como por exemplo, o dia a dia da cidade. Essa ferramenta foi desenvolvida com o intuito de promover a interlocução com o governo, permitindo assim, o acesso desde que para fins de estudos acadêmicos até mesmo para auditoria das informações.
De acordo com o assessor Técnico da Setramp, José Raimundo Fernandes, anteriormente, a página era única e continha uma tabela com todos os arquivos. “Com a reformulação, para facilitar a navegação do usuário, foi feita a categorização dos dados abertos e a página inicial passou a disponibilizar os ícones das categorias de dados abertos e, ao clicar nestes ícones, o usuário é direcionado para outra página contendo a listagem das informações disponíveis”, explicou.
Para que o cidadão possa entender melhor, agora, ao clicar em cada item da lista, o usuário encontra um arquivo em ‘formato CSV’, ou seja, em formato de planilhas, com as informações referentes ao respectivo item. Além disso, pode consultar um arquivo em formato PDF com o dicionário dos referidos dados e informações adicionais, como a fonte, a data da última atualização e a frequência de atualização dos dados.
Em outras palavras, Fernandes explicou que essa reformulação representa um avanço significativo em prol da transparência de dados abertos. “Antes, o usuário podia baixar o arquivo em formato SQL, que era muito engessado, uma vez que, o cidadão comum não conseguia acessar esses dados, pois eles estavam disponibilizados de forma mais técnica, com a necessidade de programas específicos, necessitando ser realizado por um programador ou técnico de informática. Agora, os dados estão disponibilizados em planilhas (formato CSV) e podem ser baixados por qualquer pessoa, dessa forma, podemos fomentar um maior controle social”, completou.
Discussion about this post