A Secretaria da Saúde de São Paulo confirmou nesta quarta-feira (15) sete novos casos da variante Ômicron da Covid-19. Com isso, o total chegou a 13 casos confirmados no estado, segundo a pasta.
Os novos casos foram identificados na capital e são de pessoas que tiveram contato com o último caso detectado no sábado (11). Todos os sete casos são de pessoas com o esquema de vacinação completo e apresentam sintomas muito leves, segundo o secretário estadual Jean Gorinchteyn.
Em nota, a prefeitura da capital declarou que “todos os casos estão sendo acompanhados por profissionais da secretaria” e que os pacientes “estão com sintomas leves e cumprindo a quarentena em casa”.
A administração municipal informou ainda que outras 90 pessoas que tiveram contato com os casos confirmados da Ômicron estão sob investigação da Secretaria Municipal da Saúde.
De acordo com a secretaria estadual da Saúde, “o cenário ainda não pode ser considerado de transmissão comunitária” porque os casos continuam estão restritos a pessoas que tiveram contato com outros casos confirmados, e porque ainda está em curso a investigação quanto a deslocamentos internacionais dos pacientes.
“Este tipo situação é tecnicamente denominado como cluster localizado, ou seja, um grupo de pessoas estiveram reunidas no mesmo tempo e espaço e tiveram o mesmo diagnóstico”, afirmou a pasta, em nota.
Apesar disso, em entrevista à rádio CBN nesta quarta, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que a prefeitura trata os casos mais recentes como transmissão comunitária.
G1SP
Discussion about this post