Os números extraídos a partir de mais um levantamento feito pela Ativa Web, do multimídia Alek Maracajá, que mantém sociedade comigo no Tá na Área, mostram que o ex-presidente Lula, do PT, foi o pré-candidato com maior performance entre os pesquisados. Com mais de 200 mil novos seguidores, no período de novembro a dezembro, Lula cresceu consideravelmente em todos os indicadores, obtendo um percentual de engajamento de 4,1%.
O excelente desempenho de Lula no digital, ultrapassando todos os seus principais concorrentes, pode ser explicado por uma série de fatores, a começar pelo posicionamento adotado pelo petista. Após uma agenda internacional recente, com visita a líderes europeus, Lula tem sido a antítese de Bolsonaro.
Enquanto o atual mandatário do país permanece numa postura mais radical, sendo contra vacinas e adotando um tom mais de conflito em relação a adversários e críticos, incluindo a imprensa, Lula, por sua vez, parece ter retomado o ‘paz e amor’, se apresentando como estadista, que dialoga com o mundo, defendendo pautas e temas de interesse das minorias, tratando de questões cruciais, como fome, emprego, meio ambiente, inclusive construindo pontes com adversários. Dois exemplos latentes disso, a aproximação com Geraldo Alckmin, que deixou o PSDB para se filiar ao PSB, muito provavelmente, podendo ser o vice do petista, e o episódio Ciro Gomes (PDT), em que Lula foi às redes sociais manifestar solidariedade depois de uma ação da PF contra o pedetista .
Lula também tem aparecido bem na ‘fita’ em participações de programas veiculados em plataformas digitais, a exemplo do Podpah, em que o ex-presidente foi uma das atrações do podcast, que tem um elevado número de expectadores.
A combinação desse e outros fatores, salientando que o petista tem procurado ficar distante de questões menores, evitando debates ou mesmo não reagindo sobre provocações de adversários acerca de escândalos verificados nos governos do PT, têm sido a receita para essa ascensão no ambiente digital, o que parece refletir nas últimas aferições feitas pelos institutos de pesquisa, em que Lula não apenas se consolida na disputa presidencial, como começa a reduzir a sua rejeição. Se vai conseguir manter esse ritmo, só o tempo vai dizer.
Você confere a seguir: ANÁLISE PRÉ-CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA – novembro e dezembro 21
Discussion about this post