Uma semana depois da mega operação da Polícia Federal que investiga suposto esquema de sobre preço na aquisição de máscaras e testes para a covid 19, em Princesa Isabel, sertão do estado da Paraíba, uma outra medida da justiça poderá afastar o Prefeito Ricardo Pereira do Nascimento, que é um dos alvos da operação.
Condenado por improbidade administrativa e fraude em licitação, Ricardo Pereira, poderá ser afastado preventivamente do cargo de prefeito, para que não haja investidas do chefe do executivo municipal, que venham atrapalhar as investigações em curso.
Essa medida judicial, tem base legal, e já foi usada diversas vezes na Paraíba, em casos envolvendo ordenadores de despesas, investigados por corrupção. Um dos casos mais conhecidos, foi o caso do ex prefeito Dinaldinho Wanderley, de Patos, afastado preventivamente durante o seu mandato, não conseguindo mais retornar ao cargo.
Com o possível afastamento do Prefeito Ricardo Pereira, o Vice Prefeito, José Casusa de Almeida, deve assumir o cargo interinamente, até o desfecho das investigações. A operação da Polícia Federal, em Princesa Isabel, tomou repercussão nacional, sendo destaque inclusive, na fala do Presidente da República, Jair Bolsonaro.
Na ação da PF, foram apreendidos computadores da sede da prefeitura, secretaria municipal de saúde, telefones celulares do Prefeito Ricardo Pereira, da secretária de saúde do município, Nininha Lucena, além de pastas com documentos, que estão sendo periciados pelo Departamento de Inteligência da Polícia Federal.
Discussion about this post