A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) recebeu 6.688 inscrições para a seleção simplificada para a função de cuidador, no preenchimento de vagas no Programa Educador Social Voluntário. Com 400 vagas disponíveis, agora os candidatos vão passar pelas próximas etapas do Processo Seletivo para definir os escolhidos.
“É um processo e uma atividade que é um grande benefício. Para cada três estudantes com deficiência, colocamos um cuidador e às vezes é um por um. Vendo um resultado desse, de quase 7 mil pessoas inscritas, tenho certeza que vamos tirar os melhores voluntários”, disse a secretária de Educação e Cultura da Capital, América Castro, que ficou surpresa com a quantidade de inscritos.
Os selecionados para as 400 vagas vão receber uma bolsa de R$ 700 mensais, desenvolvendo as atividades, de forma presencial, nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e nas escolas da Rede Municipal, auxiliando diretamente o estudante que possua qualquer deficiência física, intelectual, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, assistindo-o quanto aos cuidados básicos de alimentação, higiene, locomoção, recreação e organização das condições do ambiente escolar, para realização das atividades escolares orientadas pelo professor.
Deverá também acompanhar e prestar auxílio ao estudante durante as atividades pedagógicas, para que possam realizar as atividades cotidianas e as propostas pelos professores durante as aulas e extraclasse, visando assim sua efetiva participação pedagógica na unidade educacional da Rede Municipal ou Crei. Cada cuidador social voluntário poderá concorrer até duas vagas, desde que sejam em horários distintos.
Etapas- O Processo Seletivo Simplificado é composto de três etapas: validação da inscrição, análise de currículo e entrevista individual respeitando todos os protocolos sanitários e de biossegurança para o enfrentamento da pandemia do coronavírus e suas variantes, com duração máxima de 20 minutos, por candidato, sendo obrigado o uso de máscara.
“A próxima etapa vai consolidar a entrega da documentação exigida, que está no edital, para a verificação da comissão do Processo Seletivo Simplificado. O candidato ou candidata que entregar toda documentação vai receber uma senha para avançar para a última etapa, que vão ser as entrevistas. São cinco critérios, cada um valendo dois pontos, e que no total vão ser 10 pontos. A partir da conclusão de todas as entrevistas dos candidatos aptos será lançado o resultado preliminar”, finalizou Rejane Lira, chefe da Divisão de Educação Especial.
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