O Brasil tem mais de 430 milhões de dispositivos digitais, de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – desses, 234 milhões são de smartphones. A ampla popularidade desses dispositivos tem mudado a forma como nos relacionamos com as pessoas, com o mundo e também com o dinheiro: novas modalidades de pagamento digital, como o PIX e o WhatsApp Pay, estão se tornando mais comuns e substituindo pagamentos por TED, DOC, boletos e dinheiro físico.
Na Paraíba, o Sicredi, uma das maiores instituições financeiras cooperativas do país, registrou uma movimentação de R$ 3,45 bilhões apenas por meio do PIX em 2021, reflexo da popularidade dos meios de pagamentos mais desburocratizados em smartphones e outros aparelhos.
“O mercado vem dando indícios de que, cada vez mais, as transações serão realizadas por meio de canais digitais, seja via Pix ou Carteiras Digitais. Pesquisas recentes revelam tendências para esse mercado durante o ano de 2022, para as quais devemos estar atentos”, afirma a analista de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi NNE, Raquel Viana.
Atento a esse período de digitalização dos pagamentos, o Sicredi oferece uma série de produtos e serviços a seus associados para desburocratizar e simplificar as transações e pagamentos.
“Além do PIX, o Sicredi possui diversas soluções de pagamento digital, dentre elas podemos citar os pagamentos via QRCode, WhatsApp, carteiras digitais da Samsung Pay e para usuários Woop, carteira da Apple Pay, que é um grande diferencial, entre outras.”, declara a analista.
Uma dessas ferramentas citadas, o Woop, é a conta 100% digital do Sicredi que é movimentada diretamente pelo celular. Por meio, do Woop é possível realizar transações via PIX, recargas de celular, saques sem cartão e várias outras funcionalidades. Além disso, o Woop conta com um organizador financeiro – um jeito simples de organizar suas finanças e acompanhar seus gastos – e uma modalidade de poupança cooperativa. Todas as transações do aplicativo são realizadas com total segurança e privacidade.
A pandemia acelerou a adesão a esses métodos de pagamento. Conforme pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), as compras realizadas de forma remota/online cresceram 16% entre 2020 e 2021 no país, movimentando R$ 147 bilhões apenas no terceiro trimestre. O levantamento revelou, ainda, um crescimento de 300% nos pagamentos nos formatos digitais ou por aproximação.
Segundo analistas, novas formas de pagamento como o PIX e o WhatsApp Pay democratizam o acesso ao sistema financeiro e podem ajudar a impulsionar as vendas no comércio – de grandes varejistas a microempreendedores individuais (MEI) – em um cenário de flexibilização das atividades econômicas.
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