A Prefeitura de João Pessoa vive um novo tempo quando o assunto é tecnologia. Prova disso é o investimento que a atual gestão vem fazendo na reestruturação do parque tecnológico de suas secretarias, uma iniciativa que possibilita uma melhor prestação de serviço ao cidadão e mais segurança aos dados públicos. Nesta terça-feira (22), o prefeito Cícero Lucena fará a entrega simbólica dos novos computadores em evento, às 10h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.
Essa renovação do parque tecnológico da Prefeitura é realizada por meio do Programa João Pessoa Sustentável e marca o início da implantação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação do Município (PDTI). Com uma gestão cada vez mais transparente, o prefeito pretende tornar João Pessoa uma cidade mais humana, agilizando e qualificando o atendimento prestado à população.
Foram adquiridas mais de três mil máquinas, de seis tipos diferentes, com base em um levantamento criterioso. Todo esse processo na aquisição dos equipamentos trouxe economia de quase R$3 milhões para a Prefeitura. Com isso, o investimento ficou em R$ 13,2 milhões, 18% a menos que o valor previsto.
“Em fevereiro foi feito um estudo técnico preliminar para identificar o perfil dos equipamentos de cada secretaria para, desse modo, a renovação tecnológica ser feita com base na mediante necessidade de cada uma. Ao todo, foram quase 30 secretarias contempladas, o que gerou um total de 3.068 máquinas”, explicou Bruno Crispim, coordenador de TI da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável (UEP).
Todas as máquinas estão passando por tombamento. Antes de serem entregues, serão devidamente catalogadas para que o governo municipal tenha o controle rigoroso do destino e da utilização desses bens públicos.
Segurança da informação – O Programa João Pessoa Sustentável prioriza a segurança da informação como estratégia necessária à melhoria da gestão pública. A utilização de computadores com programas desatualizados precariza a prestação de serviço à população e vai na contramão do conceito de cidades inteligentes. Foi pensando nisso, e com o objetivo de melhorar e deixar mais seguro o sistema computacional das secretarias – em funcionamento há mais de dez anos, que a gestão investiu na renovação do parque computacional. Essa renovação reúne o tripé da segurança da informação: confidencialidade, disponibilidade e integridade.
A adoção de novos equipamentos de informática está em total consonância com as diversas outras ações previstas no Programa, no que diz respeito ao fortalecimento da gestão pública municipal, tais como: o novo Data Center e a renovação da malha de fibra de dados, que vai integrar todas as secretarias e otimizar resultados; o desenvolvimento de Business Inteligence (BI) ou Inteligência de Negócios, que é o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações para a gestão de negócios; e o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), uma espécie de cérebro da cidade que vai interligar mobilidade urbana, segurança pública, Samu, meio ambiente e Defesa Civil, com o objetivo de melhorar a vida da população.
Plano Diretor – O Plano Diretor de Tecnologia da Informação vai padronizar a aquisição de equipamentos, serviços e políticas de segurança da informação da Prefeitura, e deve ser revisto a cada dois anos.
A ideia é modernizar e atualizar as ferramentas de trabalho dos servidores municipais, para que possam atender às demandas da população com mais precisão e no que compete à produtividade e velocidade. O Plano deve ser integralmente implantado até o fim de 2022.
Discussion about this post