A vereadora Fabíola Rezende (PSB) tomou posse na manhã desta quinta-feira na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A sessão solene aconteceu antes da abertura da sessão ordinária híbrida. A suplente assume a vaga deixada pelo vereador Zezinho Botafogo (Cidadania), que se licenciou para assumir a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba (Sejel).
Em seu discurso de posse, Fabíola Rezende ressaltou o compromisso de integrar a CMJP e ampliar a presença feminina na Casa. “Vereadora Eliza Virgínia, presença feminina nesta Casa… E a partir de hoje, vossa excelência não será mais uma voz solitária da mulher pessoense, que ainda padece – e muito – de uma maior representatividade no Poder Legislativo da capital paraibana”, afirmou.
A vereadora frisou em seu discurso sobre sua luta social e política, além da sua nova trajetória. “Minha responsabilidade aumenta, pois, a partir de agora devo ouvir as reivindicações de toda a população de nossa cidade. Existem três segmentos que precisam de muita atenção em nossa sociedade: as crianças, os idosos e os animais que terão minha atenção. Não se faz nada sozinho. Chego a esta Casa, para contribuir efetivamente com a causa animal em nossa cidade. Juntos construíremos uma política voltada à causa animal, numa cultura de paz para transformar João Pessoa na ‘Cidade Amiga dos Animais’. A missão continua”, afirmou.
Fabíola Rezende também agradeceu o apoio político do gestor da Sejel, Zezinho Botafogo, e aos correligionários do PSB, ao governador João Azevêdo (PSB), ao deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) e deputado federal Gervásio Maia (PSB), além do deputado federal Ruy Carneiro, do PSDB. Também fez referência em seu agradecimento ao vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB) e ao gestor da Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba, o ex-vereador Tibério Limeira. Ela ainda agradeceu aos colaboradores de sua causa em seu cotidiano, e deu ênfase aos vereadores Guga (Pros), Bispo José Luiz (Republicanos) e Bruno Farias (Cidadania), que defendem a mesma bandeira na CMJP.
Causa animal em sua vida
A vereadora Fabíola Rezende tem como principal bandeira a defesa do bem-estar e dos direitos e a luta contra os maus tratos aos animais. Ela é a primeira parlamentar paraibana eleita quase que exclusivamente com o voto dos defensores e protetores dos animais. Ela é fundadora e presidente da ONG Ajude Anjos de Rua, criada em novembro de 2015 e que atua na Região Metropolitana de João Pessoa e até no interior do estado em alguns casos.
A parlamentar é evangélica, atendente comercial, natural de Itabaiana, no interior da Paraíba e há 40 anos está vivendo em João Pessoa. A ativista da causa animal Fabíola Rezende chega à CMJP. Nas eleições de 2020, pelo Cidadania, ela obteve 3.350 votos para a CMJP. Sua primeira candidatura foi nas eleições municipais de 2016, na sua primeira passagem pelo PSB, onde iniciou sua militância política. Ela foi candidata a vereadora na capital paraibana e obteve 1.307 votos. Em 2018, a nova vereadora disputou um mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e obteve 6.445 votos.
Diversos parlamentares parabenizam a nova vereadora
O deputado Hervázio Bezerra destacou que a bancada feminina da Câmara e se fortalecia com uma representante de firme, guerreira, corajosa e destemida. “A causa animal é mais que uma bandeira política, ela faz parte da sua história de vida. Vem para fazer com que a causa animal avence ainda mais. Desejo a maior sorte do mundo em sua nova empreitada”, ensejou.
Já a vereadora Eliza Virgínia (PP) deu boas vindas e destacou que nunca sentiu discriminação por parte dos colegas homens. Ela enfatizou que não defende a bandeira do feminismo e luta por mais homens e mulheres de bem na política. Por sua vez, os vereadores Odon Bezerra (Cidadania) e Marcos Henriques (PT) ressaltaram que a vereadora assumia as reivindicações de toda a população da Capital paraíba e demonstraram apoio à sua jornada parlamentar. “Fui tomado de surpresa por seu agradecimento no discurso de posse. Pouco ou nada fiz. O que fiz foi em reconhecimento a seu trabalho pela oxigenação de pensamentos nesta Casa”, comentou Hervázio Bezerra.
Os vereadores Guga, Bispo José Luiz e Bruno Farias agradeceram a deferência feita pela vereadora e afirmaram que a causa animal na Câmara está fortalecida. “Esta Casa se ressentia da sensibilidade, força e vigor de mais mulheres neste plenário. A senhora defende muito mais que a causa animal, defende a vida. As portas de nossa bancada estão abertas e sua voz fará a diferença nesta Casa”, declarou Bruno Farias.
Discussion about this post