Durante a sessão plenária dessa terça-feira (12) na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a vereadora Fabíola Rezende (PSB) lembrou à população da capital paraibana que este mês é dedicado à prevenção contra a crueldade animal. Ela ressaltou a importância do chamado ‘Abril Laranja’
“Muitos não sabem, mas temos um mês que é dedicado à prevenção contra crueldade com nossos companheiros animais. Estamos no ‘Abril Laranja’ e aproveito este momento para solicitar à Câmara, à prefeitura da capital, aos demais organismos institucionais e, principalmente à população, para que aproveitem este momento do nosso calendário para propagarmos a cultura da defesa animal”, discursou Fabíola.
O ‘Abril Laranja’ é uma iniciativa criada pela Sociedade Americana Para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA). Organizado por órgãos públicos, este mês é totalmente dedicado a prevenir maus-tratos e conscientizar a população de que os animais precisam de carinho e amor. “Quando falamos em animais domésticos, não estamos nos referindo apenas a cães e gatos, mas a todas as demais espécies, como como cavalos, lagartos, hamsters, coelhos, peixes e vários outr”, completa a vereadora.
E ela foi contundente: “É claro que nós não conseguimos nos comunicar com palavras com os animais, mas isso não quer dizer que eles não precisam do nosso cuidado e atenção quando estão agitados ou cansados. Assim como a gente, seres humanos, os animais também precisam de nossa paciência”. E ela ainda destaca: “A violência não resolve nada, só lhes causam dor e sofrimento”.
Há informações oficiais de outros estados de que as denúncias de maus-tratos a animais aumentaram mais de 15% entre 2020 e 2021. “Isso mostra o quanto é importante é o ‘Abril Laranja’. Às vezes sequer nos atentamos para esses números, mas eles são uma referência para pensarmos que são muitos animais sofrendo. Temos que dar um basta nisso. Temos que denunciar quando isso ocorre. Não podemos deixar isso continuar”. E ela finalizou: “Os animais são seres sencientes. Ou seja, eles têm a capacidade de ter empatia, sentimentos, emoções, entendimento, por aqueles que estão ao seu redor. Não temos como aceitar qualquer tipo de violência contra um animal”.
Discussion about this post