A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão plenária dessa terça-feira (19), aprovou por unanimidade um ‘Voto de Aplauso’ ao escritor e jornalista paraibano Rui Leitão (na foto) por sua eleição para ocupar uma cadeira na Academia Paraibana de Letras (APL). A vereadora Fabíola Rezende (PSB) foi a autora da iniciativa de homenagem ao escritor.
“Rui engrandece ainda mais a importância dessa instituição cultural para a cidade de João Pessoa e o estado da Paraíba”, destaca Fabíola Rezende. O mais novo imortal da Academia Paraibana de Letras foi eleito no último dia 8 de abril, com 16 votos, para ocupar a cadeira de número 28 da entidade, cujo patrono é o padre Lindolpho José Correa das Neves e que estava vaga desde 13 de setembro de 2021, com a morte, aos 92 anos, do monsenhor Marcos Augusto Trindade.
Ex-superintendente do jornal A União, Rui César de Vasconcelos Leitão ocupa atualmente o cargo de diretor de Rádio e Tevê da Rádio Tabajara, que integra a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC).
Natural de Patos, no Sertão da Paraíba, aos 70 anos, Rui Leitão já ocupou por outras duas vezes um cargo na Rádio Tabajara. As duas como superintendente da rádio estatal, onde ele foi o responsável pela instalação da FM Tabajara, em 1999.
Atuante na área cultural, o escritor já exerceu várias atividades na administração pública. Historiador, escritor e jornalista, já foi diretor-geral do Instituto Paraibano Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep). Atualmente também é colunista de vários sites de notícia no estado e do jornal A União.
O novo integrante da APL já lançou cinco livros: ‘1968 – O Grito de Uma Geração’ (Eduepb, 2013); ‘A Essência da Sabedoria Popular’ (2014); ‘Canções que Falam por Nós’ (2015); ‘Sentimentos, Emoções e Atitude’ (2016), todos pela Editora A União; e ‘Um Olhar Interpretativo das Canções de Chico Buarque’ (Editora Ideia, 2018).
Discussion about this post