Quem é o pré-candidato mais cotado para assumir a vaga no Senado Federal do Estado da Paraíba nas próximas eleições? Com 41% dos votos dos internautas, o pré-candidato ao Senado pelo PRTB, Sérgio Queiroz, venceu a primeira enquete promovida no Twitter oficial do deputado estadual Cabo Gilberto, um dos principais líderes do partido do presidente Bolsonaro na Paraíba, o Partido Liberal (PL). O período de votação aconteceu durante uma semana e foi encerrado na noite de ontem.
Do total de 19.217 votos, Sérgio Queiroz obteve mais de 7.800 votos ou 41% do total. Em segundo lugar ficou o pré-candidato Efraim Filho (UN) com 31% dos votos, ou 10 pontos percentuais a menos, enquanto o pré-candidato ao Senado pelo PL, Bruno Roberto, ficou em terceiro lugar com 27% ou 14 pontos percentuais atrás de Sérgio Queiroz. O quarto nome que fez parte da enquete foi o de Aguinaldo Ribeiro (PP), ainda não lançado oficialmente, tendo apenas 1% dos votos. A Resolução do TSE nº 23.600/2019 informa que enquete é apenas um levantamento de opinião.
Contudo, mesmo não tendo valor científico como uma pesquisa eleitoral, o resultado da enquete sinalizou uma força de engajamento espontâneo da pré-candidatura de Sérgio Queiroz ao Senado no Twitter de domínio do PL na Paraíba, sobretudo diante do arsenal armado para favorecer o pré-candidato do partido, Bruno Roberto.
O primeiro deles foi a escolha do Twitter, uma rede social mais de conteúdo e menos popular que, por exemplo, o Instagram e o Facebook. No Instagram, as enquetes realizadas, por perfis de direita, têm dado vitórias acachapantes ao pré-candidato Sérgio Queiroz em relação aos demais.
ENQUETE POTENCIALIZOU VITÓRIA – Embora tenha sido realizada pelo pré-candidato a deputado federal e atual deputado estadual pelo PL, Cabo Gilberto, um dos líderes mais ferrenhos do partido do presidente Bolsonaro na Paraíba e que apoia o pré-candidato do PL, Bruno Roberto, a enquete, da forma como foi realizada, potencializou ainda mais a vitória de Sérgio Queiroz.
MOBILIZAÇÃO NACIONAL PRÓ BRUNO – Para se ter uma ideia, houve mobilização intensa na rede social de lideranças nacionais pró Bruno Roberto, como, por exemplo, a da deputada federal por São Paulo, Carla Zambeli (PL), e de influenciadores digitais como VlogdoLisboa e Paulo Chuchu. Eles não apenas pediram votos no Twitter para o pré-candidato Bruno Roberto, mas fizeram declarações taxativas e apelativas de que Bruno é o candidato ao Senado do presidente Bolsonaro na Paraíba.No entanto, nem esses apelos foram suficientes para reverter a vitória, de certa forma ainda tranquila, de Sérgio Queiroz no Twitter do líder do partido de Bolsonaro na Paraíba.
Se no quesito votos, o pré-candidato Sérgio Queiroz venceu com uma distância confortável os demais candidatos, nos comentários da enquete no Twitter oficial de Cabo Gilberto a vitória foi de goleada.
90% DOS COMENTÁRIOS PRÓ-SÉRGIO – Dos cerca de 300 comentários publicados nos sete dias de enquete, mais de 90% deles foram de menções favoráveis ao pré-candidato Sérgio Queiroz, mostrando que os seus eleitores e simpatizantes não apenas costumam votar, mas são destemidos e também engajados. Seja na enquete no Twitter ou no Instagram eles costumam expressar em palavras, frases e argumentos quais são as qualidades do candidato e por que querem eleger Sérgio Queiroz para o Senado da Paraíba este ano.
O procurador e pastor Sérgio Queiroz lançou a sua pré-candidatura ao Senado por um partido pequeno, o PRTB, no final do mês de fevereiro, ou seja, há menos de dois meses. Mesmo se filiando a um partido sem recursos do Fundão, sem tempo de TV e estrutura, o nome do pré-candidato Sérgio Queiroz no Estado tem crescido intensamente nas últimas semanas tanto em receptividade, em engajamento e também apoios espontâneos em diversas faixas etárias, classes sociais e de categorias nas regiões da Paraíba. Em menos de dois meses de pré-campanha, já percorreu 30 cidades do Estado para fazer palestras, formação de núcleos de apoio ou simplesmente ouvir as dores e as frustrações das pessoas com a política tradicional. A meta até setembro do pré-candidato deste ano é visitar os 223 municípios da Paraíba.
TIRO SAIU PELA CULATRA – Com o resultado da enquete, uma dúvida ficou no ar para o PL na Paraíba. Como ela foi promovida por uma liderança do partido de Bolsonaro na Paraíba, se tinha a intenção de medir forças ou engajamento para alavancar a campanha do pré-candidato Bruno Roberto ao Senado, o tiro pelo jeito saiu pela culatra.
Discussion about this post