O Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial é nesta terça-feira, 26. Em Campina Grande, várias ações de promoção à saúde e de assistência aos pacientes hipertensos são realizadas. A cidade tem 55.676 pessoas sendo acompanhadas pela Atenção Primária à Saúde.
Os pacientes têm direito ao recebimento de medicação específica através das Unidades Básicas de Saúde e a dispensação de medicações de uso contínuo acontece de forma regular. Em breve, o programa Saúde de Verdade também vai realizar a distribuição em domicílio. Além disso, alguns medicamentos, que não estão na lista de remédios preconizados pelo SUS, também têm descontos nas farmácias populares.
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Básica, desenvolve ações de acompanhamento a esses pacientes nas Unidades Básicas de Saúde com grupos de pacientes, nos quais eles são monitorados pela equipe multidisciplinar e fazem atividade física nas academias de saúde ou nas próprias unidades.
A hipertensão arterial é um dos principais parâmetros de cuidado com o corpo e pode ser um indicador de vários problemas. A desregulação da pressão arterial pode provocar diversos problemas de saúde e levar até à morte. Por isso, é necessário verificar a P.A. constantemente e, em caso de alteração, procurar um cardiologista.
A Secretaria de Saúde, através do Mutirão de Consultas e Exames do programa Saúde de Verdade, está oferecendo várias consultas com cardiologista. Já foram realizadas 867 consultas com cardiologista no mutirão. Também estão sendo oferecidos diversos exames como a Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA).
Discussion about this post