João Pessoa voltou a ter como sua uma área que pode representar um avanço social, ambiental e econômico inimaginável para a cidade. A assinatura da escritura definitiva de propriedade do terreno do Aeroclube, que garante a construção de um grande parque da cidade, com assinatura de projeto pelo escritório Burle Marx, um dos mais importantes do país, é um marco histórico e que mudará por completo a feição urbana daquela localidade e todo seu entorno.
Para chegar ao dia de ontem, a história foi permeada por disputas fraticidas, gestos de hostilidade e atitudes mesquinhas de governantes sem o mínimo de respeito com a história de um equipamento edificado desde o ano da graça de 1957. Enquanto antecessores ‘encarnaram’ o posso, mando, faço, inclusive com direito a destruição da pista de pouso e decolagem das aeronaves, Cícero Lucena procurou fazer justamente o contrário, buscou o diálogo, exercitou a paciência e venceu pelo convencimento.
Não que a vitória tenha sido do prefeito Cícero Lucena, porque ela é da cidade e do seu povo, mas o reconhecimento precisa ser feito, sobretudo em respeito à própria justiça tão vilipendiada anos atrás. A verdade é que depois de anos de muita disputa que atrapalharam a entrega de um equipamento muito importante para a população, a cidade e sua gente começa a sonhar com a transformação completa daquele espaço, que ganhará uma nova vida, passando a ser um equipamento coletivo, um local de lazer, prática esportiva e, acima de tudo, de convivência social.
E por falar em reconhecimento e justiça, insta que esse novo espaço da cidade de João Pessoa ganhe não apenas forma e corpo, mas nome, o do ex-governador José Targino Maranhão, detentor de um legado histórico com o agora antigo Aeroclube do Bessa desde a sua concepção até os seus últimos dias.
No momento em que a cidade conclui mais um capítulo e inicia um novo de uma história de quase cinco séculos, nada mais justo que homenagear a trajetória de um homem que marcou tempo e imortalizou o seu nome na história de João Pessoa e da Paraíba.
Salve, salve o Parque Socioambiental José Targino Maranhão!
Discussion about this post