O senador Veneziano Vital do Rego (MDB), pré-candidato ao governo estadual, anunciou, caso chegue ao Palácio da Redenção, que pretende implantar um Campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no Vale do Piancó. A proposta é, no mínimo, curiosa, uma vez que o principal aliado do senador é o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), que não respeitou a autonomia da UEPB, conquistada no governo de Cássio Cunha Lima (PSDB), cortou quase meio bilhão de reais, fazendo a instituição sobreviver a pão e água, inclusive com direito a pedido para fechar um Campus da instituição educacional, em Araruna, numa retaliação ao seu adversário da época, o saudoso ex-governador e ex-senador José Targino Maranhão, conforme revelações do ex-reitor Rangel Júnior, pré-candidato ao Senado pelo PC do B.
A proposta de Veneziano soou com muita desconfiança junto a comunidade universitária. Segundo o professor Rangel Júnior, Ricardo, principal aliado de Veneziano, fazia as exigências, mas não queria que a sociedade soubesse que era ele o autor das propostas. Rangel disse que como se negou a atender aos anseios de Ricardo, acabou se tornando uma persona non grata para a gestão que se dizia socialista.
“Foi uma experiência de gestão socialista complicada, porque as práticas às vezes não são. Eu tenho dados que comprovam isso. A UEPB por muito pouco não foi desmontada no governo Ricardo Coutinho e eu de fato sofri bastante para defender os interesses da instituição a qual eu me vinculava e que tinha sido eleito para representá-la. Nunca teve uma briga minha com ele, o que que tinha era um conflito de interesse do que ele queria fazer na UEPB e eu não podia permitir. Ele queria desmontar a UEPB, fechar Campus e eu não aceitaria em hipótese alguma e disse a ele inclusive – defenda isso publicamente que nós vamos para o debate, mas ele queria que eu fizesse, como eu não fiz virei uma persona non grata”, contou.
O ex-reitor foi mais além e também revelou o desejo que Ricardo nutria para fechar o Campus de Araruna, que conta, além de outros, com um curso de Odontologia.
“É sim, ele pediu para fechar o campus de Araruna. Acho que porque discordava, eu não entendo o porquê. Acho que algumas pessoas do governo dele achavam que a criação do campus de Araruna promoveu Zé Maranhão, mas eu jamais aceitaria fechar. Fechar um campus era uma atentado contra a população e contra a historia da universidade e eu, enquanto reitor, jamais permitiria”, emendou.
Proposta de Veneziano – O pré-candidato a Governador da Paraíba nas eleições deste ano, Veneziano Vital do Rêgo, assumiu o compromisso público de, eleito governador, implantar um Polo de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no Vale do Piancó, contemplando centenas de jovens e os municípios que compõem a região. “Implantar o campus da UEPB no Vale do Piancó é a mesma palavra do compromisso que já assumi, é possível e vamos fazer, a partir de 2023, que é a construção do Hospital de Trauma para o Sertão, uma reivindicação antiga e que deveremos tornar realidade”, disse o pré-candidato, em entrevista à TV Diário do Sertão, de Cajazeiras.
Conforme Veneziano, é possível estender a UEPB para a região, sem perdas da sua autonomia. “Vamos discutir com a sociedade e com a comunidade universitária e mostrar, tecnicamente, que existe uma demanda na região e que não se admite que ali não exista uma extensão da nossa UEPB”.
Diferentemente de Coutinho, que é pretenso pré-candidato ao Senado, embora esteja inelegível perante a Justiça Eleitoral, Veneziano disse que levar a extensão da Universidade Estadual da Paraíba para o Vale do Piancó não é plenamente viável, pois não é nada extraordinário, em termos orçamentários. “Iremos colocar esses recursos em benefício de milhares de pessoas que, há muito tempo, anseiam por esse benefício”, destacou Veneziano.
Discussion about this post