O governador João Azevêdo entregou, na tarde desta segunda-feira (27), a reforma e ampliação da 2ª Companhia de Policiamento com Cães do Batalhão de Operações Especiais (Canil do Bope), localizado em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. Os investimentos, superiores a R$ 1,2 milhão, vão permitir uma melhor ação da Polícia Militar no combate ao tráfico de drogas, na busca por pessoas e explosivos, entre outras situações. Esta é a primeira vez, em 30 anos de existência, que o Canil do Bope passa por intervenção em sua estrutura, oferecendo melhores condições de trabalho aos policiais e qualidade de vida para os cães.
As obras incluíram a reforma de 20 boxes e a construção de outros 20. Foram reformados, ainda, alojamentos, sala da administração, banheiros, vestiários, sala de faro, área de vivência e depósito, entre outros recintos — os investimentos chegam a R$ 1.212.887,85.
Durante a solenidade de inauguração, o governador João Azevêdo destacou a importância do canil na prestação de serviços à sociedade. “A reforma e ampliação do canil do Bope é fruto de uma discussão interna do Governo, em que temos identificado setores extremamente importantes para a sociedade, mas que não recebiam a atenção devida do poder público. Estamos diante de um equipamento que, há 30 anos, esperava por uma reforma, que foi além: foi ampliação, foi implantação de uma piscina para treinamento de cães, academia para treinamento dos policiais, enfim, toda uma requalificação”, afirmou.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Jean Francisco Nunes, disse que a reforma e a ampliação do Canil do Bope é a demonstração do compromisso do Governo do Estado com as forças de segurança. “A inauguração desta unidade demonstra a atenção do governador João Azevêdo com todas as estruturas de segurança do Estado, seja Polícia Militar, seja Polícia Civil, Bombeiro Militar, Detran, Sistema Penitenciário”, comentou.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, também ressaltou a importância de mais esta entrega na segurança pública. “Mesmo desenvolvendo um trabalho importante no combate à criminalidade e também social, há 30 anos o Canil não passava por uma reforma em sua estrutura. É um dia muito importante para a 2ª Companhia de Policiamento com Cães, que agora tem condições de prestar um serviço que a sociedade precisa e merece”, frisou.
Sentimento compartilhado pelo comandante da CPCães, capitão Deuslânio Menezes. “Nós estamos trabalhando com cães aqui na Paraíba há 30 anos — são 30 longos anos esperando essa reforma e ampliação, para que possamos, a partir de agora, prestar um serviço ainda mais eficaz à sociedade paraibana”, disse, lembrando o importante trabalho social da Companhia com o projeto de cinoterapia — terapia que conta com a parceria do cão na inclusão de pessoas portadoras do espectro autista, por exemplo.
A diretora da Superintendência do Plano de Obras do Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães, disse que a reforma e ampliação do canil trouxe humanização ao ambiente. “O projeto levou em conta um ambiente em que os policiais encontram as condições necessárias para trabalhar e também o bem-estar dos animais, importantes parceiros desses profissionais”, explicou.
A solenidade de inauguração da reforma e ampliação do canil do Bope contou com a presença de diversas autoridades, a exemplo do secretário executivo da Segurança, Lamark Donato; do subcomandante da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), Ronildo de Sousa ; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Marcelo Araújo; e do comandante da Capitania dos Portos na Paraíba, capitão de fragata Erijansen Maciel, além do deputado estadual Ricardo Barbosa.
Discussion about this post