A equipe da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisa ligar a luz amarela urgentemente diante dos novos números aferidos por um levantamento feito pela Ativa Web, empresa especializada em monitoramento e análise de marcas, política e personalidades nas redes sociais, que tem à frente o multimídia Alek Maracajá. Os números levam em consideração o desempenho de Lula e do presidente Jair Bolsonaro (PL), que polarizam a disputa presidencial, nas plataformas de redes sociais nos meses de abril, maio, junho e o começo do mês de julho.
Pelo levantamento, a campanha de Lula esfriou nas redes sociais e o petista não consegue mais despertar o mesmo sentimento de engajamento de meses anteriores, quando os internautas eram mais participativos nas principais plataformas do petista. Bolsonaro, por sua vez, tem experimentado um crescimento exponencial nos indicadores de engajamento, alcance e capilaridade.
Em relação a esses índices, o petista até começou bem em abril, com uma taxa de engajamento superior a 4 pontos, contudo foi caindo mês a mês. O melhor post de Lula nos últimos meses foi o de ontem, quando o petista que expôs o apoio da cantora Anitta. Já o de Bolsonaro foi o que finca opinião contra o aborto, o que demonstra o acerto da sua campanha em ‘colar’ a chamada pauta de costumes.
Confira:
Bolsonaro permanece na liderança absoluta das redes sociais, sendo o político brasileiro com maior alcance, engajamento e capilaridade no ‘universo’ digital.
Para se ter uma idéia da perfomance de Jair Bolsonaro nas plataformas digitais, o atual presidentere tem mais de 42 milhões de perfis nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e Tik Tok. Enquanto isso, Lula, seu principal concorrente até aqui, segundo as pesquisas mais recentes, nessas mesmas plataformas, chega a 13 milhões de seguidores. Outro aplicativo de mensagem, certamente o mais popular no país, o whatsapp, não foi utilizado no levantamento.
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