A pré-candidata a deputada federal para as eleições deste ano pelo PSB Fabíola Rezende tem várias propostas de projetos na área da saúde. São ações de imunização, educativas e de conscientização. Entre os temas que ela quer discutir e levar para debate na Câmara dos Deputados, em Brasília, estão a fibromialgia, o lúpus, a alimentação saudável e a prevenção das doenças cardiovasculares, além das voltadas para a saúde animal, como a ampliação das campanhas de vacinação.
“A abordagem de temas na área da saúde, com apresentações de projetos e discussões que ajudem a desmistificar doenças, a combater o preconceito, a facilitar o tratamento das pessoas portadoras são fundamentais”, ressalta Fabíola Rezende, que é vereadora na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), onde já apresentou, em pouco mais de dois meses de mandato, diversos projetos visando a melhoria das condições da saúde da população da capital paraibana.
A pré-candidata ressalta as iniciativas como o projeto que visa assegurar às pessoas diagnosticadas com fibromialgia que sejam reconhecidas como portadoras de deficiência e, com isso, ter acesso a benefícios, como estacionamento em vagas para deficientes e prioridade no atendimento em serviços e estabelecimentos comerciais, entre outros direitos previstos em lei.
Outro projeto de Fabíola Rezende sobre fibromialgia em tramitação na CMJP é relacionado a realização de campanhas de conscientização sobre o que é a doença e medidas paliativas que melhoram a qualidade de vida dos doentes. São 150 milhões de doentes no mundo, sendo que no Brasil aproximadamente quatro milhões de pessoas sofrem com esse mal que provoca dores pelo corpo durante 24 horas do dia.
Com relação ao lúpus, a vereadora Fabíola Rezende ressalta a necessidade de ampliar as informações, as pesquisas e facilitar o acesso dos portadores da doença aos serviços oferecidos na rede pública. Estimativa do Ministério da Saúde aponta que 65 mil pessoas sofram com a doença no país, a maioria mulheres na faixa etária entre 20 e 45 anos.
Outra proposta de ação na área da saúde defendida por Fabíola Rezende é a ampliação das iniciativas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. “As doenças vasculares são causadoras de muitos óbitos. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar um quadro clínico mais grave”, ressalta. São 14 milhões de pessoas que sofrem de algum problema cardiovascular, que provoca, em média, por ano, 400 mil mortes. “São problemas de saúde que matam mais no Brasil que guerras em outras partes do mundo”, acrescentou.
A pré-candidata a deputada federal, que é uma das mais atuantes protetoras e defensoras da causa animal da Paraíba, ressaltou as propostas na área da saúde relacionadas aos animais. Ela afirmou que deseja levar à Câmara Federal projetos como a ampliação de oferta das vacinas durante as campanhas públicas, além da existente contra a raiva.
“Eu pretendo continuar a missão que iniciei há alguns anos como protetora animal. A saúde animal está ligada à saúde humana, não há como separar. Quando se propõe uma medida visando garantir a saúde e os bons-tratos aos animais está incluso nisso a defesa da saúde humana”, comentou Fabíola, que é fundadora da Ong Ajude Anjos de Rua, que atua no resgate e proteção de animais na Região Metropolitana de João Pessoa.
Sobre a castração de animais, Fabíola Rezende ressalta que é de suma importância para a causa animal a castração como forma de prevenir a proliferação e garantir um controle populacional dos animais, especialmente os de rua, no combate ao abandono. Além disso, ela lembrou que a esterilização previne não apenas a gravidez, mas também as neoplasias malignas. Nas fêmeas a castração previne o câncer de mama e nos machos o de próstata.
Discussion about this post