O Conselho Estadual de Saúde (CES) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza, a partir desta terça-feira, (19) a 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental. O evento, que acontece até o dia 21 no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, será aberto às 18 horas e deverá contar com a presença de cerca de 600 pessoas.
Eduardo Cunha, presidente do Conselho Estadual de Saúde, explicou que a realização dessa Conferência, em João Pessoa é importante não só para a Paraíba, mas para o Brasil, pois é uma a preparação para conferência nacional. Ele explicou que as propostas apresentadas pelo município serão consolidadas nessa conferência para serem levadas para a Conferência Nacional de Saúde Mental.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde disse que essa conferência é da máxima importância tendo em vista que com a pandemia da Covid-19 houve um agravamento de uma maneira geral no Brasil todo em relação ao problema da Saúde mental. Ele disse ainda que a conferência vai contribuir para a melhoria e implementação de ações na área de saúde e do atendimento a população.
Entre as políticas publicas, Eduardo Cunha destacou o aumento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e outras formas de atenção ao doente mental. “Nós temos o Programa Nacional de Desospitalização que funcionou muito bem na Paraíba porque diminuiu de aproximadamente 2 mil leitos que existiam para cerca de 200 leitos mas tem que ter atenção para que esse leitos não faltem para aqueles que deles necessitam”, alertou.
O tema central da Conferência será: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, mas vários outros temas serão debatidos durante os três do evento.
Discussion about this post