A Prefeitura de Manaíra, através da equipe de Vigilância Sanitária, está uma testagem de animais com suspeita de Leishmaniose Visceral Canina (Calazar) em diversas comunidades rurais do município.
O principal objetivo da ação é manter o controle da doença através do monitoramento contínuo da situação entomológica, detectando possíveis casos e evitar a contaminação de outros animais e principalmente, de seres humanos.
A Leishmaniose Visceral é uma doença crônica sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, anemia, dentre outras manifestações. Quando não tratada pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.
Desde 2021, quando a equipe iniciou os trabalhos de testagem dos animais, foram detectados 10 casos positivos através de testes rápidos e confirmados pelo teste de Elisa realizado no Lacen do estado da Paraíba. Nestes locais a equipe intensificou a testagem e monitoramento, e iniciou um plano de controle e erradicação dos agentes transmissores, os insetos flebotomíneos (mosquito-palha), junto aos agentes de endemias e órgãos de controle estadual.
Discussion about this post