O Celeiro Espaço Criativo Cantor Gabriel Diniz, no Altiplano, vinculado à Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), abre as portas na noite desta quarta-feira (17) para receber a exposição ‘Mata Branca’ que fará um recorte da Caatinga no Nordeste. Abertura será às 18h30 e a mostra ficará exposta até dia 7 de outubro. O horário de funcionamento do Celeiro é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
“A exposição é composta por nove artistas que fazem parte da Associação de Artistas Plásticos da Paraíba (Associart/PB). Teremos nesta exposição quadros, objetos escultóricos, instalações artísticas que remetem a um chamamento para as belezas e potências daquele bioma, mas também traz uma outra conotação com um cunho social mostrando o homem nordestino que deixa seu local de origem saindo em busca de sustento, muitas vezes em condições de trabalho escravo”, explicou o curador do Celeiro Criativo, Ilson Moraes.
A mostra é bastante didática pois traz não só para o público consumidor de arte, mas também para os alunos da rede pública, a oportunidade de expandir sua visão como cidadão e ser crítico.
Ilson Moraes explicou também que para as artistas da Associart a percepção vai para além do trêmulo e quente horizonte. “Elas conseguem traduzir nas suas obras não só a beleza das paisagens, mas a memória, a dor, a alegria, a riqueza, a vida e a espiritualidade desse bioma e é essa a grandeza de diferentes olhares que consegue ser traduzida plasticamente com tamanha força e veracidade”, disse
Uma das obras em exposição será da artista Célia Gondim com o título ‘A “quintura” é grande, é de cozinhar o juízo…’.
Além da obra de Célia Gondim também haverá obras de artistas como Ana Viana, Célia Romeiro (in memoriam), Evanice Santos, Fátima Queiroga, Fernanda Rolim, Nadja Anjos, Marletti Assis e Zélia Pessoa.
Discussion about this post