Levantamento feito pela AtivaWeb, do multimídia Alek Maracajá, especialista em Big Data, no dia 22 de agosto com a coleta de dados até às 11h, tem um retrato dos últimos dias ( início da campanha oficial ) , que leva em consideração o desempenho de Lula ( PT ) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas plataformas de redes sociais, mostra que o atual mandatário do país vem crescendo bastante e sua militância começa a ganhar a ‘guerra’ travada com os petistas no ‘universo’ digital da campanha.
Pelo levantamento, a campanha de Lula parou no tempo e as redes sociais do petista não empolgam, a não ser uma ‘bolha’ de seguidores. Na prática, o levantamento mostra que o petista não consegue mais despertar o mesmo sentimento de engajamento de meses anteriores, quando os internautas eram mais participativos nas principais plataformas do presidenciável do PT.
Bolsonaro, por sua vez, tem experimentado um crescimento exponencial nos indicadores de engajamento, alcance e capilaridade. Para se ter ume idéia, o atual Presidente da República tem mais que o dobro de comentários e curtidas que o petista nas principais plataformas de redes sociais, notadamente as do grupo Meta (Facebook e Instagram).
Os números refletem um cenário de estagnação do petista e de pouco aproveitamento de pautas econômicas e sociais de maior interesse da sociedade, o que, na prática, sugere um cenário complicado para Lula, em que o petista não consegue mais irradiar uma mensagem capaz de atrair o eleitor/eleitora que ainda não definiu o voto, ou seja, é preciso que sua campanha comece a trabalhar um discurso mais eficaz, que remonte conquistas dos primeiros governos do PT e que aponte para novas propostas e iniciativas para melhorar a vida do brasileiro
Bolsonaro, por sua vez, começa a despertar para esse eleitor que ainda não definiu o voto, acenando com publicações que realçam mais as ações de governo, notadamente nos campos econômico e social, fugindo um pouco mais da pauta ideológica, cujo voto está mais cristalizado em torno dele próprio.
Bolsonaro, aliás, permanece na liderança absoluta das redes sociais, sendo o político brasileiro com maior alcance, engajamento e capilaridade no ‘universo’ digital. Para se ter uma idéia da perfomance de Jair Bolsonaro nas plataformas digitais, o atual presidenter tem mais de 42 milhões de perfis nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e Tik Tok. Enquanto isso, Lula, seu principal concorrente até aqui, segundo as pesquisas mais recentes, nessas mesmas plataformas, chega a 13 milhões de seguidores.
Confira os números:
Discussion about this post