O telejornal de maior audiência do Brasil conseguiu impulsionar as campanhas dos dois principais concorrentes na disputa presidencial deste ano, revela números exclusivos obtidos pela Ativa Web, empresa especializada em Comunicação e Inteligência que tem como CEO o multimídia Alek Maracajá, especialista em Big Data. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, conseguiu sua maior taxa de engajamento nas plataformas de redes sociais, com 7,92%, superando o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, do PL, que obteve a 3,32%, isso em termos percentuais.
Para se ter uma ideia da repercussão da participação dos dois presidenciáveis no Jornal Nacional, que é comandado por William Bonner e Renata Vasconcelos, Bolsonaro conquistou 361.705 novos seguidores nas primeiras 24 horas depois da exibição da entrevista, ocorrida na última segunda-feira (22), e Lula conseguiu 407.52 novos adeptos nas principais plataformas de redes sociais.
Pelos números, levando em consideração que o atual presidente tem mais de 42 milhões de perfis nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, Telegram e Tik Tok, é presumpivel afirmar que Bolsonaro conseguiu mobilizar o maior número de pessoas, contudo, considerando os quase 14 milhões de seguidores, a entrevista de Lula no Jornal Nacional propiciou um ganho exponencial ao petista e pode ter sido a primeira vitória dele no duro embate travado com o capitão nas plataformas.
Ainda conforme o levantamento, a partir de uma análise rápida sobre a participação no JN, Bolsonaro teve o resgate de sua militância adormecida e Lula consegiu sair da ‘bolha’ depois de sete meses falando apenas para os mais devotos do ‘lulopetismo’, ou seja, falou para grupos de pessoas que não o seguia.
Na opinião do multimídia Alek Maracajá, CEO da Ativa Web e especialista em Big Data, os números recordes nas redes marcam as entrevistas de Bolsonaro e Lula no digital. “O petista chegou a marcas nunca alcançadas pelo seu perfil e Bolsonaro marcas que fazia mais de quatro anos que não chegava. Portanto, pode-se dizer que os 40 minutos de entrevista no principal telejornal da Globo ‘quebrou’ a audiência também na internet”, afirmou.
Confira os números:
Discussion about this post