Em João Pessoa, enquanto uma rede de ensino atende milhares de alunos, praticamente uma outra está sendo requalificada, ganhando unidades mais modernas e seguras, para ofertar um aprendizado de maior qualidade para as crianças. Uma missão que a Prefeitura assumiu por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), que já recuperou e entregou seis escolas e está com obras em andamento em outras 39 – a Pedra do Reino, que fica no Grotão, é a mais recente.
A ordem de serviço para que a unidade receba as obras foi assinada nesta segunda-feira (12), quando o secretário Rubens Falcão, da Seinfra, fez um balanço positivo dos trabalhos. “Estamos entregando as unidades praticamente novas, com a construção de novos reservatórios, subestação, climatização, internet e acessibilidade, entre outras intervenções”, destacou.
Só esse mês serão entregues mais três escolas – Analice Gonçalves, Ernani Sátiro e Tarcilla Barbosa da Franca, dentro da programação que a Seinfra vem executando. A secretária de Educação e Cultura da Capital, América Castro, lembrou que a atual gestão encontrou obras paralisadas e escolas em situações precárias, que precisou de um esforço grande para dar andamento nos projetos e recuperar as unidades.
“Graças a Deus, com muito diálogo e trabalho – da Secretaria de Educação e da Seinfra – a gente está finalizando esta etapa das 45 escolas, sendo seis que já retornaram para a população totalmente requalificadas”, afirmou.
Entre os estudantes, a melhoria de uma escola representa a oportunidade para evoluir nos estudos, deixando para trás problemas que afetavam a concentração e a qualidade do aprendizado. Maria Crispiano, do 5° ano da Escola Municipal Pedra do Reino, lembrou da falta de água. “Praticamente torna inviável a nossa permanência na escola, mas hoje estamos gratos ao prefeito por ter atendido o nosso pedido”, comemorou.
A reforma – Modernização da fachada, construção de reservatório, pintura, execução de projeto elétrico e subestação, execução de projeto de combate a incêndio, recuperação de cobertas, pisos e esquadrias, execução de projeto de climatização, reparos e substituição de rede hidrossanitária, recuperação, substituição de esquadrias e adequação da acessibilidade. O investimento é de R$ 1,3 milhão.
Discussion about this post