A Prefeitura de João Pessoa realizou, neste sábado (17), uma ação alusiva ao Dia Mundial da Limpeza, com concentração na Praia do Cabo Branco, reunindo diversas entidades da sociedade civil. A ação teve como ponto principal a limpeza na faixa de areia desde a barreira do Cabo Branco até o Hotel Tambaú. Além disso, contou com atividade educativa para os comerciantes dos bares, restaurantes e quiosques da orla sobre o correto descarte de resíduos sólidos.
O Dia Mundial da Limpeza é um movimento social que reúne 191 países, com a ideia de estimular nas pessoas um comportamento mais comprometido com o meio ambiente, a partir do cuidado com sua própria cidade. Em João Pessoa, o evento é promovido pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Secretaria do Meio Ambiente (Semam), com o apoio das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Educação e Cultura (Sedec).
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, o objetivo da ação é levar conscientização ambiental para a comunidade. “Ficamos muito felizes com a participação da sociedade, que abraçou esta causa e esperamos que o resultado dessa movimentação não se resuma ao dia de hoje, mas que seja multiplicado para os outros dias, com o descarte correto e consciente dos resíduos”, afirmou.
O superintendente executivo da Emlur, Igo Morais, ressaltou a importância de manter o equilíbrio do meio ambiente. “É importante que a Prefeitura esteja promovendo um momento como este para que a gente possa fazer um trabalho de consciência. Hoje é um dia simbólico para a conscientização da preservação do meio ambiente, mas essa atitude deve ser constante, pois como cidadãos devemos promover isso diariamente”, destacou.
A abertura da atividade contou com a apresentação do grupo musical da Emlur, Baticumlata. Durante toda a manhã, participaram da iniciativa agentes de limpeza, educadores ambientais e agentes de fiscalização da Prefeitura de João Pessoa, além de organizações não governamentais (ONG), instituições privadas, estudantes de escolas públicas (municipais e estaduais), escoteiros e aproximadamente 250 voluntários inscritos anteriormente. Foram distribuídos luvas descartáveis e sacos plásticos para as pessoas realizarem a coleta de materiais na faixa de areia.
“Acho importante demais estar aqui junto com meus colegas de escola, contribuindo para a preservação do meio ambiente e conscientizando a população que está vendo a gente limpando a praia”, disse a estudante Giovana Ketlin, de 16 anos.
Serviço diário – Todos os dias, os agentes de limpeza da Emlur fazem a catação da faixa de areia, varrição da calçadinha e ciclofaixa e coleta dos resíduos sólidos. Ainda são utilizadas duas varredeiras para fazer a limpeza da ciclofaixa e duas saneadoras na faixa de areia.
Recicle e destine corretamente – Os interessados podem aproveitar o Dia Mundial da Limpeza para organizar os resíduos acumulados em casa. Material eletrônico, como celulares, baterias, monitores de televisão, micro-ondas, não podem ser descartados no lixo comum.
Os resíduos eletrônicos podem ser deixados no Centro Dia, núcleo de apoio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que fica na frente da entrada do Parque Arruda Câmara (Bica) e ainda pelo Cata-Treco, que pode ser solicitado pelo teleatendimento, nos telefones 0800 083 2425/ 3214-7628/3214-7660. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto feriados). O solicitante deve informar o item a ser recolhido e endereço com ponto de referência. O prazo para ser feito o recolhimento é de dez dias.
Discussion about this post