A Prefeitura de João Pessoa encerrou, na tarde desta terça-feira (27), a terceira fase do Ciclo de Capacitação para Artesãos. Neste último encontro, os participantes vivenciaram experiências práticas em uma oficina gratuita sobre como divulgar produtos nas redes sociais.
O ciclo foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), dentro das ações dos programas Eu Posso Aprender, responsável pelas capacitações; e Eu Posso Criar, voltado para o fomento da economia criativa. A atividade desta terça-feira aconteceu no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no bairro dos Estados.
A jornalista e influenciadora digital Faby Falcão foi a ministrante da oficina. Segundo ela, as redes sociais são importantes veículos não só de comunicação, mas também de vendas. “Através do Instagram, por exemplo, o artesão pode não apenas impulsionar as vendas, como a imagem do produto e da empresa deles”, explicou. Durante a atividade, a facilitadora deu várias dicas sobre edição de fotos e vídeos.
Prática – Para a artesã Nádia Melo, que produz quadros em papel kraft, o Instagram ainda era um território desconhecido. Há mais de um ano, ela tentava divulgar seu trabalho na rede social, mas, por falta de conhecimento, não conseguia dar um passo à frente. “Eu abri minha conta lá, mas não sabia mexer. Com a oficina, aprendi a utilizar vários recursos que vão ajudar a dinamizar bastante meu negócio e potencializar minhas vendas”, contou.
Telma Bezerra, que tem um ateliê sustentável voltado para produção de bolsas, já utilizava o Instagram. Porém, a capacitação abriu a mente da empreendedora para diversas novas possibilidades. “Fiz outros cursos, mas que ensinaram pouca coisa prática. Hoje, aprendi muito. Faby deu muitas dicas legais. Estou saindo daqui com a mente agitada para produzir. Já quero ficar mexendo no celular, para descobrir muito mais”, falou.
Ciclo – De acordo com o diretor de Capacitação e Projetos da Sedest, Dante Tomei, a terceira fase do ciclo completou o planejamento realizado pela Sedest em prol do desenvolvimento do artesanato paraibano. “Foram nove capacitações em diversos temas, que ajudam o artesão a comercializar melhor, a produzir melhor e ter seu negócio bem estruturado. Essa é a missão desse projeto e a adesão dos artesãos mostra que estamos no caminho certo”, destacou.
O Ciclo de Capacitação para Artesãos teve início em maio. Na programação, aconteceram oficinas sobre mídias sociais: como vender na internet; fotografia; identidade visual; posicionamento de marca; precificação; e oratória.
Discussion about this post